Foto: Rafael Renzo / Divulgação

Tendência nos últimos anos, a integração entre ambientes é uma ótima solução para quem quer ganhar amplitude na planta. Mas se engana quem pensa que é simplesmente remover as paredes. Na verdade, para um projeto coeso é muito importante pensar em fatores como disposição do mobiliário, cores e pisos. Por isso, reuni aqui algumas dicas de decoração para criar ambientes integrados.

Pioneiros da integração

O conceito de integração parcial que vemos em muitos projetos surgiu a partir dos lofts, apartamentos quase completamente integrados. Os lofts nasceram na Nova Iorque da década de 1970 a partir de galpões de fábricas e frigoríficos convertidos em uso residencial. Eram uma opção barata para os artistas da época transformarem em ateliês e, aos poucos, começaram a ser usados como os conhecemos hoje. Interessante, né? Já comentei na coluna da OMA sobre o Estilo Industrial que surge a partir desses galpões, é só clicar aqui para conferir.

A ideia de não ter paredes como obstáculos físicos e visuais entre ambientes ajuda a criar cômodos amplos, fluidos, com boa circulação e que tornam o dia a dia  mais dinâmico. E para aumentar essa dinamicidade, principalmente no olhar, alguns truques podem e devem ser usados. A começar pelo que se nota logo de cara: as cores.

Cores para unir ou separar ambientes

As cores tem um papel fundamental na integração (ou repartição) de ambientes. Se a ideia é juntar a cozinha à sala, busque uma cor para as paredes que converse com os dois ambientes. Essa técnica cria uma importante unidade visual.

Ou então, se tiver um apartamento maior e que não precise economizar espaço, a cor pode ser uma boa ferramenta para mostrar que um cômodo é um cômodo, e outro cômodo é outro cômodo, apesar de não haver paredes. Essa brincadeira pode ser uma boa escolha para quem não quer cair de vez na integração!

Pisos: tudo no mesmo chão!

Assim como as cores, o piso é um fator da decoração a ser levado em consideração. Para integrar a varanda com a sala de estar e ganhar uns bons metros de área de convivência, escolha o mesmo piso! Afinal, a ideia é ter um ambiente único, e essa integração pode ser estendida também para a cozinha. Neste caso, pense em um piso que não sofra com os imprevistos culinários.

Ah! E uma dica de ouro é investir em tapetes para deixar cada espaço com uma característica própria, apesar da integração. Eles também são uma ótima opção caso o apartamento tenha diferentes pisos por cômodo, fazendo a interligação.

Estantes, biombos, aparadores para sofá…

Por fim, pense em um mobiliário que priorize o diálogo entre os cômodos. Por que não pensar numa estante vazada como divisória entre quarto e sala de estar? Essa é uma solução que funciona muito bem para integrar a área íntima e aumentar sua área de circulação sem perder privacidade. Outra técnica a ser explorada é usar e abusar de vidros. Apesar de serem uma barreira física, conseguem manter diálogo visual entre cômodos.

Agora que já vimos algumas soluções de decoração para criar ambientes integrados, deixo aqui alguns projetos que com certeza irão te inspirar. Este primeiro, da Si Saccab Arquitetura, tem 95m² e um living todo integrado: varanda, sala e cozinha sem barreira alguma. Repare só em como ela usa tapetes e revestimentos para reforçar a integração.

Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Neste outro projeto, da Helô Marques Arquitetura, a planta tem 260m² e sua cozinha é integrada ao living e sala de jantar. Além disso, o apartamento ainda possui suíte master integrada a biblioteca. Aqui, a arquiteta optou por colocar um piso diferente na cozinha para diferenciá-la. Já para o quarto, uma porta de correr foi a solução para integrar ambientes sem perder privacidade.

Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

E, por fim, selecionei projetos de Loft para mostrar como a integração pode ser feita de diversas maneiras por meio da decoração. Espero que todas essas dicas tenham te encorajado a apostar em ambientes integrados!

Fotos: Max Rahubovskiy / Pexels

Fotos: Max Rahubovskiy / Pexels

Fotos: Max Rahubovskiy / Pexels

Foto: Charlotte May / Pexels

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉