A gente sabe que a essa altura do ano a última coisa que você quer fazer é trabalhar. Mas já pensou que talvez justamente por isso essa seja a época perfeita para mudar o home office? Assim você vai poder se planejar a tempo e começar o ano que vem com gás total. Fora que ainda pode pegar carona nas liquidações de dezembro e janeiro para comprar aquelas peças que tanto queria por um valor mais amigável.

Não precisam ser mudanças radicais, que envolvam quebra-quebra e bagunça generalizada. Renovar apenas alguns detalhes do ambiente já vai te trazer muito mais inspiração para enfrentar a rotina e fazer a energia fluir em 2014. E quer jeito melhor de alegrar a casa do que usando as cores? Então a nossa sugestão é fazer um upgrade colorido nesse cômodo. É claro que, antes de tudo, você deve organizar papéis, contas e materiais para deixar o caminho liberado. Afinal, ninguém consegue trabalhar bem com uma enxurrada de informações ao redor.

Como ter um home office mais colorido (e feliz):

* Móveis e acessórios novos: eles são sempre uma boa maneira de injetar cor em qualquer espaço. Você pode procurar uma luminária de mesa ou de teto em um tom inusitado, trocar a cadeira (ou só o estofamento dela, para ficar mais barato) e também investir em um tapete para usar sob a mesa. Esse pequeno detalhe aquece a composição e traz aconchego.
* Quadros, pôsteres e mood boards: quando falta motivação para trabalhar, a gente costuma procurar imagens e referências que nos inspirem, certo? Então por que não aproveitar as paredes do escritório para exibir quadros e fotos bacanas? Você pode encontrar diversas opções online ou mesmo imprimir direto da internet.
* Um tapa no piso e na parede: os revestimentos da sua casa já viram dias melhores? Para evitar uma reforma e gastos excessivos no final de ano, existem alternativas mais econômicas e temporárias para disfarçar esses detalhes. Que tal usar placas de PVC sobre o piso antigo? Elas ficam prontas em um dia, dependendo da metragem. E as paredes ganham vida nova com aplicação de papel ou tecido adesivo, no esquema faça você mesmo.

Coincidentemente, a maioria dos escritórios coloridos que encontramos traz elementos em azul. Será que descobrimos uma nova tendência? Ou será que as pessoas estão usando o azul porque é um tom que acalma e ajuda na concentração? Hum, fica a dúvida no ar, rsrs.

Fotos via A Beautiful Mess | The Apartment Therapy | Dwell | Yellowtrace | Casa Claudia | Minha Casa