Foto: Pixabay

A palafita é um tipo de habitação construída sobre troncos ou pilares, muito comum em áreas alagadiças, já que com essa estrutura a casa fica elevada, a uma altura que a deixa totalmente protegida da água em épocas de cheia. Além disso, a elevação permite que os moradores construam em terrenos íngremes e estáveis, evitando ainda a entrada de animais silvestres na residência.

Acredita-se que esse tipo de construção tenha surgido no Período Neolítico, uma fase da Idade da Pedra na Pré-História. Isso porque inúmeros restos dessas habitações foram encontrados em sítios arqueológicos na Europa ao longo dos anos.

No Brasil, as palafitas são muito comuns em regiões como a Amazônia, Pantanal e em outros locais com altos índices pluviométricos. Mas também é possível encontrar essas estruturas em outras partes do mundo, por exemplo em alguns países asiáticos e africanos cobertos por áreas de grandes rios.

Na grande maioria dos casos este tipo de habitação é feita em madeira ou taipa e sem contar com mão de obra especializada. Por conta disso, os moradores acabam ficando em constante risco e reféns das águas abaixo de suas casas, principalmente quando se encontram poluídas.

Entretanto, por mais que as palafitas tenham surgido da necessidade de populações em áreas de risco, nas últimas décadas, este tipo de estrutura tem se popularizado também para fins turísticos, sobretudo em locais paradisíacos, como a ilha privada em Lhaviani, nas Maldivas.

Dá só uma olhada nesta coletânea de fotos de palafitas:

Fotos: Pixabay

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉