Fotos: Pexels / Divulgação

Cada vez mais arquitetos deparam-se com um pedido para lá de especial: incluir o tão desejado closet no projeto. Sonho de muitos, esse cômodo permite uma organização de peças e vestuários que vão além de simples armazenamento.

Mas se engana quem pensa que o closet só entrou na moda nas últimas décadas: na verdade, sua origem remonta o século XVII. Na época, esse espaço, que tem no antigo francês o significado de “local fechado”, servia também para ler, relaxar e até mesmo descansar. O curioso é que surgiu ao mesmo tempo que o quarto de dormir separado de outros cômodos, o que pode explicar a razão pela qual costumamos deixar os dois espaços tão próximos.

Hoje, o closet tem a função de nos ajudar a organizar peças de roupa, malas, sapatos e o que mais for preciso. Além disso, é uma ótima solução para liberar espaço no quarto e evitar uma infinidade de armários. Mas já parou para pensar em como montar seu closet?

Medidas

Um bom ponto de início é pensar nas medidas do seu closet e quanto espaço cada peça vai ocupar. Para isso, recomenda-se avaliar quantos itens de vestuário você tem e, a partir daí, planejar o tamanho de cada compartimento.

Para o maleiro, por exemplo, você precisará de pelo menos 30 centímetros de altura. Já os cabideiros, onde suas roupas ficarão penduradas, devem medir entre 1,20m e 1,60m de altura, para que nenhuma peça chegue a encostar no chão. Há também a veriação de altura entre sapateiros de sapatos sem salto e com salto: para o primeiro caso, 12 a 18 cm, para o segundo, 18 a 24cm. Vale a pena apostar também em gavetas e gavetões para malhas e outras roupas que podem ser dobradas!

Espelhos

Essa é uma ótima dica para quem quer deixar o closet com a sensação de ser mais amplo e também torná-lo mais funcional. Isso porque os espelhos dentro desse cômodo permitem com que você veja o resultado final da sua escolha de vestuário sem ter que se deslocar.

Além disso, os espelhos podem ser posicionados em lugares estratégicos para criar a impressão de ambiente maior, uma boa solução para quem não tem tanto espaço.

Iluminação

É importante pensar na iluminação do seu closet. Pode parecer algo trivial, mas não adianta acertar nas medidas, nos espelhos, e depois não conseguir enxergar o que há dentro dele, certo? Portanto, invista na iluminação!

Alguns tipos de iluminação são mais recomendadas para closets, e são eles: Plafon, fitas de LED, Spots e, caso você tenha bastante espaço, lustres e pendentes. Sempre opte por luz branca ou amarela, assim você garante que as cores das suas roupas não serão afetadas e que seu closet terá o aspecto de ser iluminado naturalmente.

Disposição das peças

Por fim, com medidas, espelhos e iluminação garantidos, chega a hora de organizar o closet. Na prática, isso significa preenchê-lo da maneira mais funcional possível, como, por exemplo, dispor seus casacos por cor no cabideiro ou então separar seus tênis das suas botas no sapateiro.

Se você tem tantas peças que apenas de pensar em organizá-las já fica cansado, há profissionais especializados no assunto: são os personal organizers. De maneira geral, é importante levar em consideração fatores como peças mais usadas durante certo período do ano, cores, estampas e tamanhos na hora de organizar seu closet. É por isso que a primeira etapa, a definição das medidas, é tão importante: seu closet deve permitir com que você possa “deixar de lado” peças que geralmente não são usadas, como vestidos de festas, e dar destaque a peças usadas frequentemente, facilitando seu acesso.

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉