Fotos: Futucatuia Chalés / Divulgação

Em Gonçalves, na Serra da Mantiqueira, quatro chalés de 60m2 cada enquadram a vista para as montanhas com muito aconchego e bom gosto. Esses são os chalés do Futucatuia, idealizados por Karina Figueiredo e Monica Menezes e projetados pelo arquiteto André Luque.

Por fora, o projeto impressiona: com o intuito de evitar ao máximo quaisquer intervenções no terreno, nenhum platô para a construção foi feito no terreno. Para imaginar a complexidade da obra, basta lembrarmos que os chalés ficam no alto de uma montanha, a 1.600 metros de altitude! Para isso, os declives foram respeitados e os studios ficam suspensos em vigas em balanço, proporcionando leveza ao projeto.

Por dentro, outras soluções muito bem pensadas. Os chalés possuem formato de studio com ambientes integrados, todos os quatro com 60m2 cada em um terreno imenso, garantindo total privacidade. Para dar protagonismo à vista deslumbrante das montanhas, quatro panos de vidro abrem toda a parte frontal do chalé para a natureza.

A vista pode ser apreciada, inclusive, na hora do banho! Uma charmosa banheira de imersão com vista para as montanhas é um diferencial que atrai os hóspedes, além, claro, do deck onde se pode apreciar um belo pôr do sol.

Por esses motivos, fiz um tour completo pelo Futucatuia Chalés acompanhada pelo arquiteto André Luque e as proprietárias, e pude entender a fundo como tudo começou e como se encontra hoje em dia. Um spoiler: você vai adorar o vídeo completo no meu canal! Te espero lá.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

 

Casa de Valentina: Qual foi a inspiração do projeto?

Futucatuia Chalés: A ideia sempre foi construir um chalé mais contemporâneo privilegiando sempre a vista para as montanhas.

Casa de Valentina: E o que foi considerado prioridade no projeto?

Futucatuia Chalés: Todos os chalés foram posicionados de forma estratégica para ter uma bela vista das montanhas e também para o por do sol. Além disso, por se tratar de um lugar mais frio (temos em média 5 graus a menos que SP), tentamos aproveitar ao máximo a incidência solar para manter o ambiente aquecido.

Casa de Valentina: O que consideram um diferencial?

Futucatuia Chalés: A pouca intervenção no terreno. Estamos a 1.600 m de altitude, no alto de uma montanha. Não fizemos nenhum platô para a construção. Os chalés foram implantados no terreno respeitando os declives e estão suspenso for vigas em balanço para dar leveza ao projeto. Também a vista. Temos 4 generosos panos de vidro na parte frontal do chalé, para que o morador / hóspede possa aproveitar a vista das montanhas, até mesmo durante o banho.

Casa de Valentina: E quais materiais foram usados?

Futucatuia Chalés: Na construção usamos muitos materiais locais, como madeira e pedra. Toda água utilizada no chalé advém de uma mina no terreno.