Fotos: Jenna Marie/ Divulgação e Jonanthony James/ Divulgação

Este chalé aconchegante de estilo escandinavo em meio a paisagem de Quebec é da Steen Lin, designer de interiores brasileira que mora no Canadá desde muito jovem e que compartilha o estúdio 2Pir Design de decoração com seu marido. Há cerca de 3 anos, eles decidiram comprar algumas casas para decorar e também alugar para viajantes, e as chamaram de Casas Umari.

Todas elas tem soluções inteligentes de design e de isolamento térmico super diferentes das que costumamos ver aqui no Brasil, e a Steen abriu para nós a casa Umari 124 neste Open House. Conversei com ela aqui no blog, e no canal você assiste a tour completa por este chalé cercado de natureza.

Aperta o PLAY para ver mais detalhes: 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Onde fica a Casa Umari?

Steen: “A Umari 124 pela qual fizemos a tour fica localizada a 7 minutos da estação de ski Mont Tremblant. Muitos viajantes, principalmente europeus, se hospedam para visitar a estação, que é bem famosa. O chalé também está a 12 minutos do Parque Nacional de Tremblant, onde os hóspedes podem realizar várias trilhas, algumas até mesmo com lagos e cachoeiras. É um parque super bonito e bem preservado. Além disso, estamos a 1 hora e 15 minutos da cidade de Montreal. Assim, a casa é um refúgio cercado de natureza, mas ainda sim bem próximo de uma cidade tão cosmopolita quanto Montreal.”

CV: Qual você diria que é o estilo da casa?

Steen: “A arquitetura da casa é de um estilo escandinavo, mas os detalhes e o design do interior é uma mistura de várias coleções pessoais minhas. Há antiguidades da África do Sul, por exemplo, e elementos que me lembram da minha infância no Brasil, como na escolha das texturas de concreto e madeira. Então a decoração da casa não é apenas uma síntese de vários estilos, mas também uma síntese de lembranças minhas.”

CV: Que sensações você quer passar para o hóspede que se hospeda na Casa Umari? 

Steen: “A intenção da Umari Casa 124 é de provocar a sensação de que o hóspede está em casa. Afinal, acredito que ‘lar’ seja algo que se define pelo sentimento, e não pela geografia. Como o foco do estúdio 2Pir Design é em hotéis, já tenho familiaridade com a indústria, então passar a administrar um serviço de hotelaria foi quase que um caminho natural para mim. A Casa Umari é uma síntese entre nossos valores pessoais, nossos gostos de design de interiores e nossos conhecimentos decorando hotéis. Pretendemos expandir esse conceito de criar casas pequenas, aconchegantes e suficientes em lugares interessantes, onde os hóspedes possam aproveitar cada momento. Aí entra muito a ideia de slow living.”

CV: Qual foi a principal inspiração para o design de interiores da cabana? 

Steen: “Como aqui no Canadá o inverno é muito longo, acabamos passando muito tempo dentro de casa, então eu queria que a casa fosse um pouco tropical, e não mais um lembrete do inverno.  E para isso, eu tive que buscar nas minhas memórias de infância no Brasil elementos que, à primeira vista, parecem contraditórios, mas que deram um efeito bem positivo no final das contas.”

CV: Pode falar um pouco sobre a prática de slow living que você menciona?

Steen: “A ideia de slow living busca basicamente aproveitar ao máximo cada momento vivido. Muitas vezes na correria do dia a dia fazemos tudo sem pensar, e o slow living defende basicamente aproveitar os processos, estando consciente a cada pequeno gesto. Pensando nisso, na concepção da casa Umari a gente pensou como poderíamos nos aproximar desse conceito de slow living, oferecendo tudo que pode ser útil para os hóspedes e fazendo assim com que eles consigam apreciar cada momento.”

CV: E como é sua rotina cuidando da casa?

Steen: “Consegui colocar todas as tarefas em um sistema bem organizado através de uma equipe que faz a manutenção e limpeza de tudo. Eu sou responsável por tirar dúvidas de possíveis hóspedes e fazer as reservas. É bem bacana. Eu gosto muito dessa rotina.”

CV: Geralmente que tipo de público você hospeda?

Steen: “A maioria dos nossos hóspedes são famílias, mas também hospedamos muitos grupos de amigos que vem para passar o final de semana juntos.”

CV: Qual a sua parte preferida da Casa Umari 124?

Steen: “A parte externa, pois eu tenho uma tendência de querer estar perto da natureza. Já que eu criei uma sala de jantar externa com mesa, o espaço passado na área externa da casa acaba sendo maximizado e assim se aproveita mais a natureza que rodeia o local.”

CV: O que mais você considera relevante e não foi dito sobre o chalé?

Steen: “Acho que é legal citar que ela foi nomeada uma das melhores hospedagens para viagens de ski pela Interior Design Magazine, revista nova yorkina de grande porte. E para quem gostou da casa e quer conversar comigo para alugá-la, é só entrar em nosso website.”

Chalé de estilo escandinavo