Com a globalização, o intercâmbio de culturas é tão cotidiano que muitas vezes sequer notamos. De repente passamos a abraçar tradições, culinárias, estilos e elementos característicos de lugares distantes no mapa. Quer um exemplo de como isso também acontece no décor? Os garden seats, que viraram febre por aqui nos últimos anos, são originários da China — a nada menos que uns 18.000 Km daqui.
E já que é para falar da China, não podíamos deixar de fora as tradicionais cerâmicas chinesas – convidamos a Adriana Carvalho, da loja online Delá para falar um pouquinho sobre essa arte. A Delá é o endereço certo para quem procura móveis e objetos étnicos com qualidade e história. Já conhece?

O país é o mais antigo produtor de cerâmicas e porcelanas do mundo, tendo os artesões mais dedicados e exigentes também. Dizem que o segredo da qualidade dessas peças é o espírito dos artesãos. Habilidosos, eles se esforçam ao máximo para alcançar a excelência. Ao longo da história é possível ver como eles superaram as limitações dos materiais e aprimoraram as técnicas. Foram eles que refinaram o barro, criaram a porcelana, dominaram o uso do clássico pigmento azul e dos famosos esmaltes verdes.r
r
r
r
Curiosidades interessantes

* Lanternas chinesas: Na China Antiga, ao invés do óleo para criar o fogo e então a luz, as pessoas costumavam capturar vaga-lumes e colocá-los dentro de lanternas de cerâmica ou metal. As lanternas têm um significado muito especial para os chineses e são muito usadas em celebrações.
* Garden seats: o conceito de bancos para a área externa surgiu na China Antiga, onde se usavam pedras para que as pessoas mais abastadas pudessem se sentar. Essas pedras eram intencionalmente escolhidas e posicionadas nos jardins, e com o tempo passaram a simbolizar status.

Hoje em dia essa arte milenar chinesa é colorida, alegre e benfeita. Seus usos são bastante versáteis: os vasos e lanternas ficam bem em uma sala de jantar, quarto ou banheiro, e os bancos podem ser usados em áreas internas ou externas, no jardim, na sala ou no quarto.

Para aplicar esse estilo na sua casa, visite a loja online Delá e confira uma seleção incrível de produtos chineses – e de outras etnias também, é claro.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Fotos via Loja Delá