Foto de Tirachard Kumtanom no Pexels

Casas brancas com detalhes em azul e uma vista de tirar o fôlego para o mar. Quando pensamos na Grécia, é natural que a primeira imagem que venha à mente seja essa. Mas você sabia que esse tipo de construção possui nomenclatura própria e um intuito por trás pensado há séculos?

Essas edificações, típicas das paisagens gregas, levam o nome de cicládicas por conta da área de Cíclades, um grupo de ilhas no Mar Egeu em que a maioria esmagadora dos habitantes vivem nesse tipo de casa há mais de três mil anos. O exterior delas é totalmente branco, pintado em cal, que confere uma aparência inconfundível, mas não só isso.

Como a Grécia tem verões escaldantes e invernos rigorosos e essas casas costumam ser construídas em aglomerados nas encostas de montanhas, e portanto, são parcialmente escavadas nas rochas, elas acabam sendo menos quentes no verão e menos frias no inverno.

Além disso, por serem consideradas moradias tradicionais, as casas cicládicas são protegidas por leis especiais. Isso significa que é impossível realizar qualquer intervenção drástica que altere a estrutura ou aparência das construções, assim há a garantia que o visual dessas ilhas permaneçerá o mesmo para sempre. 

E se mesmo com essas informações você achou difícil visualizar a arquitetura cicládica, selecionei algumas imagens que exemplificam bem. Quem sabe elas não te despertam o interesse de mudar seu próximo destino de férias rss.

Foto de jimmy teoh no Pexels

Foto de Vlado Paunovic no Pexels

Foto de Dimitris Mourousiadis no Pexels

Foto de Tirachard Kumtanom no Pexels

Foto de Alex Azabache no Pexels

Foto de Gkritos no Pexels

Foto de Josef Panagiotopoulos no Pexels

Foto de Fernando Reyes no Pexels

Foto de jimmy teoh no Pexels

Pixabay

Pixabay

Foto de Emily Geibel no Pexels

Foto de Sam no Pexels

Foto de Frank J no Pexels

Foto de Natasha K. no Pexels

Foto de jimmy teoh no Pexels

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉