Fotos: Ricardo Bassetti / Divulgação

Esta casa sustentável de 315m² foi projetada para ser contemporânea e com ambientes integrados. Com a utilização de técnicas modernas, o lar da arquiteta Consuelo Jorge possui estrutura metálica de três andares, pé direito de nove metros que explora a iluminação natural e materiais que foram escolhidos por sua sustentabilidade, captação da água da chuva e energia solar.

Além disso, outra característica do projeto, que durou nove meses, é a integração entre ambientes. A passarela de vidro que cruza a sala e conecta o quarto do casal ao da filha é destaque e uma ótima solução para criar a comunicação efetiva entre ambientes sem que eles percam sua individualidade. 

O resultado foi uma casa sustentável e ambientes integrados, cheia de conforto. O lar de Consuelo Jorge conta ainda com peças de design escolhidas a dedo pela arquiteta, escritório com vista para o jardim, uma divisão de mármore móvel no banheiro e até mesmo uma parede de escalada.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Como surgiu a ideia do projeto?

Consuelo Jorge: O partido inicial do Projeto de Arquitetura foi de uma residência sem muitas divisões, onde os espaços se integrassem na horizontal e na vertical, em que várias atividades pudessem acontecer no mesmo espaço, ao mesmo tempo ou não, sem deixar de conferir privacidade para algumas delas. O resultado é uma casa dentro do conceito Loft, onde os ambientes se integram e se comunicam inclusive entre pavimentos, através do pé-direito triplo central; além disso a integração do espaço interno com o externo também acontece pelos grandes panos de vidro, protegidos às vezes por brises estrategicamente colocados, conferindo privacidade e proteção solar. 

C.V: Quais são as principais características do projeto?

Consuelo Jorge: De acordo com o perfil de construção e com o estilo de vida, a utilização de materiais e tecnologias que conferissem contemporaneidade, economia na manutenção do imóvel e respeito aos conceitos ecológicos e ambientais foi um caminho natural. Todas essas qualidades conferiram a casa uma característica única, criando um espaço que revoluciona, na prática, vários conceitos construtivos, ambientais, arquitetônicos e principalmente o conceito de morar.

C.V: Houve preferência pelo uso de algum material específico?

Consuelo Jorge: A busca da racionalidade do projeto Arquitetônico se estendeu aos materiais construtivos definidos. A casa foi feita em estrutura metálica com vigas e pilares “I” aparentes, visando a redução do tempo de obra e consequentemente dos custos finais, além de permitir um visual moderno. Lajes nervuradas sobre forma metálica agilizaram a execução e eliminaram gastos com formas e escoramentos em madeira além de permitirem uma obra limpa. Cobertura também metálica com isolamento termo-acústico em lã de rocha, além de reduzir o peso de toda a estrutura, permitiu criar uma cobertura curva. O predomínio do vidro e do branco conferiu aos espaços ainda mais amplidão e reduz o consumo no uso de iluminação artificial, o que também foi racionalizado com o uso de controle automatizado, dimerização, sensores de presença e foto sensíveis que acendem a apagam luzes gerando segurança e economia.