Fotos: Leonardo Finotti / Divulgação

Encontrar soluções para o morar pode ser muito desafiador, principalmente quando pensamos em baixo orçamento e terreno anguloso, típico nas favelas brasileiras. Mas isso não foi problema para os arquitetos do coletivo LEVANTE, muito pelo contrário: foi inspiração! Assim surgiu o projeto da Casa no Pomar do Cafezal, vencedora do prêmio internacional “Casa do Ano”, do ArchDaily.

Kdu dos Anjos, gestor do centro cultural Lá da Favelinha e proprietário da casa premiada, prefere chamá-la pelo apelido carinhoso de “meu barraco”. Construída em 2020 e localizada na maior favela do estado de Minas Gerais, no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte, ela tem apenas 70m2 e sua estrutura possui dois módulos estruturais de 3x3m, em dois níveis, ladeados por um “puxadinho” encostado na divisa, conforme relata o coletivo LEVANTE.

 

 

Para garantir melhor inércia térmica à casa, ou seja, garantir uma temperatura mais agradável no interior, o bloco de 8 furos foi assentado na horizontal, com sua face frisada em destaque. Isso permitiu também que fosse utilizado como cobogó em algumas situações e até mesmo combinado com blocos de concreto.

Os arquitetos ainda prezaram pela ventilação e iluminação naturais abrangentes, tijolos aparentes como é próprio das construções da área e também deram a devida atenção para o cuidado com o fluxo das águas da chuva e sua absorção no terreno.

“Usamos o que é corriqueiro na casa, mas com qualidades extras que possam ser copiadas — sim, copiadas — pelos vizinhos.” (Fernando Maculan, arquiteto)

Essa é a segunda vez que uma casa localizada em uma favela foi contemplada pelo concurso. A primeira vez ocorreu em 2016, com a premiação da Casa Vila Matilde assinada pelo Terra e Tuma Arquitetos. Assim como a Casa no Pomar do Cafezal, também optou-se pela utilização de blocos aparentes por conta de sua agilidade e baixo custo.

Outros quatro projetos chegaram à final com a Casa de Kdu dos Anjos. As casas Labri House (Vietnã), Casa Terracota (México), Casa de vidro (Alemanha) e Mirai House (Índia) também enfrentaram a disputa, com a brasileira sendo a grande vitoriosa!

A Casa no Pomar do Cafezal é o segundo projeto do coletivo LEVANTE a ser concluído, e foi liderado por Fernando Maculan, Joana César Magalhães, com colaboração de Cássio Lopes e Ricardo Lobato.

“O projeto da casa representa um ‘modelo’ construtivo que utiliza materiais próprios da periferia, com uma implantação adequada e atenção à iluminação e ventilação, resultando em um espaço com grande qualidade ambiental” (coletivo LEVANTE ao ArchDaily)