Fotos: Bruno Pinheiro / Divulgação

Em Trancoso, no estado da Bahia, encontra-se uma casa tão encantadora quanto o lugar, nomeada pelos seus idealizadores de Casa Altar. Com uma grande doma que abriga o projeto, a sensação é realmente de estar em um altar: uma casa perfeita para reunir todos aqueles com que nos importamos e amamos.

Pensando justamente nesta integração entre os hóspedes, Flavio Marelim, arquiteto do grupo As Casas, decidiu integrar também todos os ambientes físicos. Assim, todos os quartos, salas e até mesmo a piscina convergem para um único ponto, a cozinha, lugar de acolhimento e conexão. Com poucas paredes e portas, a natureza também entra para dentro do projeto, em uma integração completa entre elementos.

Por estes e outros motivos, o Open House desta semana é pela Casa Altar! Conversei com o Flávio e mostrei cada mínimo detalhe do projeto. São muitos os pontos altos da arquitetura e da ideia: desde a piscina de pedras, a ducha externa feita dentro de troncos de madeira, o domus gigante e sua construção, o quarto secreto, o uso de madeira de demolição, energia fotovoltaica… Você verá com que cuidado tudo foi pensado na Casa Altar.

Para ver a visita completa, é só dar o PLAY!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual foi a inspiração do projeto?

Flavio Marelim: “A Casa Altar foi inspirada em um centro de convivência. A ideia inicial era fazer com que todos os ambientes convergissem em uma grande sala: os quartos, a cozinha, até mesmo a piscina entra por dentro da sala. A inspiração é realmente um altar para a convivência de familiares e amigos.”

C.V.: E a integração da arquitetura? Qual foi a inspiração?

Flavio Marelim: “A arquitetura foi inspirada pela Cruz do São Bento. Tudo nela converge no coração da cruz, e esse coração, no projeto, é a cozinha integrada à sala, o centro de convivência.”

C.V.: O que você mais gosta do projeto?

Flavio Marelim: “O que mais impressiona na Casa Altar é a integração com a natureza. Trabalhamos com muitas poucas portas e paredes, tudo é um vão aberto com janelas e portas camarão, permitindo com que a natureza entre na casa. Esse é um dos grandes diferenciais do projeto.”

C.V.: Quais foram os materiais utilizados?

Flavio Marelim: “Partindo da premissa de que a natureza invade a casa, trabalhamos com os materiais mais orgânicos possíveis: madeira de demolição, peças de pequis centenários, muita piaçava, piscina de pedra, ducha externa dentro de troncos de madeira. Trouxemos a natureza também para o memorial descritivo da casa, o que cria a sensação de que a casa já nasceu dentro da natureza.”

C.V.: Como você classifica a Casa Altar?

Flavio Marelim: Se tivéssemos que classificar este projeto, eu diria que ele é um re-exodo. Exodo foi quando saímos dos campos e fomos para as cidades, e o reexodo é a volta das metrópoles para os campos, para os balneários, para as praias. E a casa é orgânica, não classificaria nem como moderna, nem como contemporânea ou clássica, e é autosustentável com energia fotovoltaica.

C.V.: E o que os hóspedes destacam na Casa Altar?

Flavio Marelim: Os hóspedes que elegem a Casa Altar para suas férias querem convivência, estar juntos. É uma casa íntima, para estar com seus amigos e as pessoas que ama.

C.V.: Houve alguma mudança ao longo da obra?

Flavio Marelim: Ao longo da obra, tivemos uma grata surpresa. Como nosso terreno tem um movimento descendente, ao iniciar a obra do centro de convívio descobrimos a possibilidade de ter mais uma suíte, uma suíte privativa. Então ao mesmo tempo temos uma suíte “invisível” e outro espaço de convivência.