Fotos: OKA Fotografia / Divulgação

Localizada no estado da Bahia, a Vila de Caraíva é uma vila de pescadores super charmosa. Por lá, carros não passam nem há iluminação pública, conservando toda a magia da areia entre o delta do rio Caraíva e a aldeia Pataxó.

Inspirada por este cenário, a arquiteta Vivian Hunnicutt projetou sua casa, nomeada Lua Nova, pertinho da aldeia Pataxó em Caraíva. Além de prezar esteticamente pela conexão com a natureza e costumes locais, utilizando soluções ecológicas e arquitetônicas, também conseguiu criar uma conexão muito bonita com os elementos naturais presentes no terreno.

A Vivian e o Gabriel Isidoro, marido de Vivian e que participou da obra, me mostraram a casa em detalhes, contando sobre todo o processo de construção e planejamento dela! A seguir você confere por aqui mais fotos e detalhes sobre o projeto e, no canal do Youtube, o vídeo completo.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Você pode contar um pouquinho sobre o local?

Vivian Hunnicutt: A Vila de Caraíva, localizada no estado da Bahia, é um lugar a frente do seu tempo, apesar de manter as características de vila de pescadores onde não existem carros, não há iluminação pública e suas ruas conservam a magia da areia entre o delta do rio Caraíva e a aldeia Pataxó. Inspirada neste cenário mágico e refletindo de como e onde encontrar qualidade de vida rumo a dias mais brandos e desacelerados, a Casa Lua Nova foi criada encravada nesta península banhada pelas águas do rio e do mar.

C.V: Qual é o principal conceito do projeto?

Vivian Hunnicutt: Hoje precisamos nos reinventar para atender a uma demanda cada vez mais discreta, contemplativa e consciente buscando o luxo na simplicidade perfeita da natureza. Sendo assim, utilizamos conceito e elementos construtivos que reforçam essa filosofia, como:

  • Fossa círculo de bananeiras para tratamento de águas cinzas, exemplos de tecnologia social de saneamento rural, preservando a integridade do lençol freático.
  • Claraboia para iluminação natural
  • Placa solar para o aquecimento da água
  • Deck em madeira reutilizada de demolição, as cruzetas usadas em trilhos de trem ganham um novo uso

C.V.: Quais são as principais características da casa que a tornam única?

Vivian Hunnicutt: Muitas portas e janelas de persiana contemplam o projeto, assim proporcionando uma ventilação cruzada que mantém a casa sempre arejada e fresca, mesmo nos dias mais quentes da Bahia. Esse modelo de esquadria persiana nos dá a possibilidade de ter uma cortina, controlando a entrada de luz nos ambientes.

C.V.: A Casa busca soluções conscientes ecologicamente? E a arquitetura da região, também serviu de inspiração?

Vivian Hunnicutt: É um longo caminho para resgatar as origens de materiais e métodos construtivos da arquitetura brasileira. Na Casa Lua Nova preservamos o cajueiro centenário que circunda e abraça a  casa, dando-lhe sombra e luz na medida certa. Usamos parede de adobe no banho aberto, mergulhando em nossas raízes indígenas, e toda a cobertura da casa é feito em taubilha (telhado com telhas de madeira) o que também faz toda a diferença no conforto térmico e acústico do ambiente.

O projeto está focado em usar materiais locais, ressignificando objetos e fugindo do clichê azul e branco, assim aplicamos nosso próprio dendê. Artistas locais reforçam e dignificam essa identidade. Sempre usando e trabalhando com fornecedores locais, treinando o olhar e vivendo a Bahia!