Fotos: MCA Estudio / Divulgação

Em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, a arquiteta Ester Monteiro encarou a tarefa de desenvolver o interior de uma casa de 800m², desde a escolha dos revestimentos até a sua iluminação. O resultado foi uma casa com o projeto de interiores que conversa e respeita a arquitetura, com mobiliário atemporal, ambientes integrados e um ar contemporâneo que encanta logo de cara.

Com projeto arquitetônico assinado por Candido Chutorianscy, a casa foi construída do zero. Por isso, cada mínimo detalhe foi pensado de acordo com a personalidade dos clientes. A suíte do casal, por exemplo, possui uma televisão que pode tanto ser usada no quarto quanto no banheiro, instalada em frente a um painel que divide estes dois cômodos e pode ser oculto. Tudo para atender ao desejo da moradora, que queria um banheiro especial, bem espaçoso e perfeito para se arrumar com as amigas.

Além disso, a casa ainda conta com sauna, spa, um espaço gourmet de tirar o fôlego e piscina. Os móveis e peças escolhidos a dedo por Ester também impressionam, como a cozinha da Florense e a banqueta Joy do Jader Almeida. Conheci o projeto inteiro da Ester Monteiro e te mostro tudo no vídeo completo! Ele já está disponível no meu canal do Youtube. Por aqui, mais fotos do projeto!

Para ver a visita completa, aperte o PLAY!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual é a metragem do projeto?

Ester Monteiro: A casa tem aproximadamente 800m² e fica no condomínio Portobello, em Mangaratiba no Rio de Janeiro.

C.V.: E como você classificaria o estilo?

Ester Monteiro: O projeto foi inspirado no estilo contemporâneo.

C.V.: Quando foi que você entrou no desenvolvimento da casa?

Ester Monteiro: Os clientes compraram o terreno e a casa foi projetada do zero pelo arquiteto Candido Chutorianscy. Eu fiz toda a parte do interior: especificação de revestimentos, mobiliário, detalhamento da marcenaria e opinei na iluminação e em alguns pontos do layout.

C.V.: Como a casa se divide?

Ester Monteiro: Temos os cômodos principais e a casa ainda tem três quartos de hóspedes, escritório, lavanderia e suíte de serviço. Dentre os cômodos principais, temos a sala de estar, jantar, sauna, spa, espaço gourmet, piscina, cozinha, lavabo, suíte do casal e suíte da filha.

C.V.: Qual foi o maior desafio?

Ester Monteiro: Apesar de ser uma casa de final de semana/férias da família, os clientes quiseram investir em materiais nobres e um mobiliário contemporâneo e clean, com peças de design. Contudo não queríamos que a casa ficasse com uma decoração muito ostensiva, fugindo da proposta do lugar.
O nosso desafio foi fazer um mix entre peças mais elegantes, e outras mais despojadas.
A casa não chega a ter um toque rústico, mas tem uma leveza, que conseguimos com materiais e cores mais neutras nos estofadas, algumas peças de cestaria e fibras naturais. As cadeiras da mesa de jantar por exemplo são em tecido e palha. Os sofás e algumas poltronas do estar e do espaço gourmet tem encosto baixo e não possuem braços.
A decoração também é leve, com poucos itens, escolhidos a dedo.

C.V.: Quais dicas você daria depois de ter concluído este projeto?

Ester Monteiro: A arquitetura da casa foi muito bem planejada, pelo arquiteto Candido Chutorianscy. Possui circulações generosas, muita iluminação natural, espaços integrados com a área externa e vista para mata e as montanhas que cercam o condomínio. Com uma arquitetura tão bem planejada e convidativa, foi mais fácil desenvolver os interiores dos espaços.
Uma dica muito importante em uma casa grande, é pensar na praticidade.
Como a casa é usada nos finais de semana pela família e amigos que eles recebem, os tecidos dos sofás são todos impermeáveis e os tapetes do estar e do espaço gourmet também são próprios para área externa. Assim todos podem circular com roupas de praia/piscina sem ter preocupação de estragar ou manchar os estofados.
Também valorizamos o espaço de convívio, equipado com telão, churrasqueira(que fica camuflada dentro de paineis de marcenaria), forno de pizza à lenha, sauna, ofurô aquecido e um spa com banheiro e espaço para maca de massagem.
A casa conta com um depósito no subsolo, para os móveis de piscina ficarem guardados quando os moradores estiverem mais tempo sem ir à casa, assim ficam mais preservados de chuva e sol, tendo uma durabilidade bem maior.
As suítes ficam no segundo pavimento da casa. Todas tem um pequeno closet e banheiros com clarabóias, permitindo entrada de luz natural.