Fotos: Renato Navarro/ Divulgação

Esta casa de campo rústica em Bom Jesus dos Perdões é da médica Ana Martins e teve sua decoração pensada pela designer de interiores Shirlei Proença. A proprietária queria uma casa com cara de sítio, sem muita tecnologia, mas com ambientes marcantes e únicos. Por isso, Shirlei contou com diversos itens garimpados, além de objetos feitos artesanalmente.

A designer de interiores se preocupou também com a integração entre os espaços, dispondo de diversas áreas de lazer internas e externas. Além de três quartos, sala, banheiro, copa e cozinha na casa principal, ainda há um chalé anexo com salão de jogos, home theater e banheiro. No canal você confere a tour completa com Shirlei e Ana que mostra tudo isso, e aqui no blog uma conversa com a designer contando mais detalhes sobre o projeto.

Aperta o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Como se distribuí o terreno?

Shirlei Proença: “A casa principal é composta de três quartos, uma sala, um banheiro, copa e  cozinha. Na varanda há uma área gourmet, onde há um forno à lenha e churrasqueira. Ao lado, há outra construção com salão de jogos, home theater, quarto para malas e um banheiro grande. Vale ressaltar que atualmente estamos construindo no lugar do antigo galinheiro uma ‘morada’ com uma suíte com varanda, sendo o banheiro todo em pedra e vidro, com vista para o bosque.”

CV: Quais foram as principais diretrizes dadas por Ana para o projeto?

Shirlei Proença: “O único  pedido foi para que eu preservasse o estilo de casa de roça. A proprietária não queria uma casa de cidade no sítio. Ela queria vivenciar a simplicidade de uma casa de campo, sem tecnologia, sem suíte e sem TV nos quartos, como nos velhos tempos em que toda a sua família assistia TV juntos na sala. Assim, pensamos em um lugar pequeno e  acolhedor, quase cenográfico, que tivesse alma e história. Afinal, para Ana não faz sentido uma decoração de prateleira.”

CV: Como foi o processo de idealização do projeto?

Shirlei Proença: “Muitas das minhas escolhas foram diretamente influenciadas pelas pessoas que me acompanham no Instagram. Diversas pessoas vieram a mim dizendo que se identificavam com o projeto por ser uma casa simples, pequena, com arquitetura mais próxima da realidade da maioria dos brasileiros. E consegui mostrar que é possível transformar uma casa simples em algo grandioso, com ambientes que tem alma. Tudo isso, a partir também de sugestões que o público me passava conforme acompanhava o avanço do projeto no Instagram.”

CV: Como foi feita a escolha dos materiais predominantes?

Shirlei Proença: “Os materiais utilizados na decoração são tecidos extremamente aconchegantes, predominando o veludo nas cortinas e roupas de cama. Também usamos materiais mais pesado, como dourado e cobre nos acessórios e iluminação e as pastilhas em metal na cozinha.”

CV: A construção original foi muito modificada?

Shirlei Proença: “A área útil foi mantida,  porém queríamos uma integração maior da parte interna da casa com a área externa, onde pode-se ter contato com uma natureza deslumbrante. Dessa forma, resolvemos abrir os vãos das janelas e fazer  portas duplas da sala para a varanda. Além disso, trocamos todo o telhado da casa e todos os pilares da varanda foram substituídos por  dormentes. Para criar uma área gourmet maior, integramos uma pequena copa à cozinha e aumentamos a varanda dos fundos. No fundo da casa há uma nascente de água onde criamos um pequeno ‘lago’ com carpas e deck.”

CV: Qual foi o principal desafio do projeto?

Shirlei Proença:Com certeza foi pesquisar materiais e objetos que saíssem do ‘piloto automático’ do nosso dia a dia. Tudo precisava ter um significado de acordo com as vivências e memórias afetivas da Ana. Então na sala, por exemplo, há uma carteira escolar antiga de quando sua mãe era professora, e nas paredes, várias formas de sapatos de seu pai, que era seleiro. Além disso, como a construção é estilo ‘casinha’, tivemos que tomar se preocupar em manter esse estilo meio francês meio rústico.”