Casa com quatro andares de arquitetura brutalista e contemporânea

Fotos: Brenda Pontes / Divulgação

Quem acompanha o Casa de Valentina há bastante tempo, tanto pelo Blog quanto pelo Canal, sabe que eu adoro trazer por aqui projetos arquitetônicos diferentes e únicos. Dessa vez, consegui fazer um tour completo pelos 500m² dessa residência projetada originalmente pelo renomado arquiteto Manoel Coelho, em 1981, e que foi totalmente repaginada pelas mãos das arquitetas do IN Arq+Design.

A residência era conhecida antigamente como Casa MIC, e foi construída nesse estilo modernista para abrigar a família do arquiteto. Assim se deu por 40 anos, até que a icônica casa curitibana foi posta à venda e renovada. As características originais do projeto de Manoel Coelho, no entanto, foram mantidas e preservadas com todo o respeito que mereciam, como contam as arquitetas:

“O principal desafio do projeto foi encontrar um equilíbrio entre desenvolver um novo projeto respeitando as características originais da casa e ao mesmo tempo atender as necessidades dos clientes e novos moradores. Estudamos diversas possibilidades para entender o uso dos espaços e suas relevâncias. Após definirmos os usos, encaramos o segundo desafio que foi criar uma identidade única para cada ambiente, usando como partido a releitura das cores primárias – marcantes no projeto original – transformando em uma paleta de tons mais sóbrios e materiais aconchegantes como a madeira, assim como tons mais quentes e acolhedores, que contrastam com o concreto existente.”

Casa com quatro andares de arquitetura brutalista e contemporânea

As cores primárias, características originais da casa, são parte importante de sua identidade visual. Foto: Brenda Pontes / Divulgação

A casa é composta por quatro andares, e todos eles foram revitalizados e restaurados contando com elementos originais da casa. Tratamentos especiais, reparos, luminárias reestruturadas e realocadas, restauração de móveis existentes e de revestimentos como o icônico azulejo amarelo e as pedras da cascata compuseram o trabalho impecável das arquitetas Izadora Czerpicki e Noelle Piasetzki, que me guiaram pela casa.

“Nos inspiramos em uma linguagem que representasse a liberdade dos elementos nos ambientes, pois percebemos este ponto muito marcante no projeto original da casa, a liberdade em percorrer os espaços e a permeabilidade visual entre eles, mesmo sendo uma casa toda em concreto, ela transparece leveza e ambientes dinâmicos. Optamos por enaltecer este conceito, compondo os espaços com elementos soltos em blocos de cores e texturas que harmonizam entre si.”

Casa com quatro andares de arquitetura brutalista e contemporânea

A arquitetura brutalista da residência foi mesclada com toques contemporâneos pelas arquitetas. Foto: Brenda Pontes / Divulgação

Além do interior novo, as arquitetas pensaram também na atualização da residência brutalista por meio da tecnologia e da sustentabilidade. A internet em casa, por exemplo, era inexistente na época em que foi construída, e por isso a importância desse ponto da reforma.

“Um ponto importante para o projeto foi apostar na tecnologia e sustentabilidade para a a nova fase da Casa. Além da reforma completa de infraestrutura elétrica e hidráulica, houve a instalação de painéis solares e recursos para captação de águas pluviais e reaproveitamento de água através da cisterna, assim como instalação de sistemas de automação, piso aquecido, internet wifi e segurança. Atualmente essas escolhas são bem familiares, mas neste caso foi desafiador implementar os sistemas em uma construção pronta toda em concreto armado.”

Para conferir o vídeo completo, é só clicar no link abaixo. Lá você vai poder conferir todos os ambientes da casa em detalhes, assim como curiosidades e destaques do projeto. Já por aqui, mais fotos e um bate-papo sobre a repaginação da casa.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Quais são os ambientes de maior destaque entre os quatro andares da casa?

IN Arq+Design: Os ambientes de maior destaque são a Suíte e Pavimento de Estar Social, pois tiveram maior intervenção em obra, e o nosso ambiente preferido é a Sala de Estar Íntimo, que adoramos as cores e a versatilidade do ambiente.

Casa de Valentina: Como vocês classificam o projeto?

IN Arq+Design: A estrutura arquitetônica se classifica originalmente como Brutalista e o Projeto de Interiores como Contemporâneo, mesclando e harmonizando mobiliários e elementos de diferentes estilos e épocas.

Casa de Valentina: Quais foram as intervenções mais extremas na reforma?

IN Arq+Design: A maior intervenção projetual foi na Suíte, que foi ampliada, recebeu a construção de um novo banheiro – totalizando dois banheiros no ambiente – e foi anexada ao antigo quarto de hóspedes, que se transformou no atual closet. Anteriormente a suíte totalizava em 35m2 e atualmente representa 63m2 da residência.

IN Arq+Design: Além da Suíte, o Layout também foi alterado no antigo Atelier de Cerâmica, que foi integrado ao Pavimento de Estar Social e transformou-se na Cozinha Bar, um espaço divertido para receber e celebrar com amigos e familiares.

IN Arq+Design: Outra mudança importante, foi a integração do Jardim de Inverno com a Sala de Jantar Íntimo, que antes eram separados por uma Janela, conferindo leveza e frescor ao projeto, harmonizando vegetação, luz e concreto, em conjunto com os zenitais na laje imponente.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]