Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação

No bairro do Butantã, em São Paulo, localiza-se o projeto que o renomado arquiteto Abrahão Sanovicz construiu para ser a casa de sua família. Em formato de caixa de fósforo, com paredes removíveis, muito concreto e seguindo o estilo brutalista da Escola Paulista, foi sua residência por muitos anos e, posteriormente, residência de seu filho, até que Claudia Cheron König decidiu comprar o imóvel.

Um verdadeiro achado arquitetônico, a casa teve que passar por algumas mudanças para receber a família de Claudia. A principal delas foi a integração total do living com a cozinha, ambientes que podem ser vistos também do segundo andar através das grandes janelas de vidro que tomaram o lugar das paredes. O arquiteto responsável pela reforma foi Enzo Sobocinski, que assumiu a tarefa de dar novos ares à casa sem perder sua essência brutalista.

No Open House desta semana, visitei a “Caixa de fósforos” da Claudia e pude conferir todos os detalhes do projeto minuciosamente. São soluções e técnicas que impressionam pela sua simplicidade e inteligência, como o sistema de lajes de caixão perdido da construção e o conforto térmico e acústico da casa. Por esses motivos, o vídeo completo está imperdível! Chamei também o arquiteto responsável pela reforma, Enzo Sobocinski, para explicar a história do projeto e de seu arquiteto original, Abrahão Sanovicz.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual era a intenção do projeto original?

Claudia Cheron König: O projeto da casa foi feito pelo arquiteto Abrahão Sanovicz e era para ser sua residência, com a esposa e três filhos.

C.V.: Sobre o formato da casa, poderia comentar melhor o nome “caixa de fósforos”?

Claudia Cheron König: A casa foi feita em formato de “caixa de fósforo”. Com exceção das paredes externas, todas podem ser removidas, o que dá muita flexibilidade para adaptar a casa às necessidades da famílias em diferentes épocas.”

Para conferir fotos de como a casa era quando foi comprada por Cláudia, é só clicar aqui.

C.V.: Qual foi a principal ideia da reforma?

Claudia Cheron König: A ideia da reforma foi trazer o projeto o mais próximo possível do projeto original, aproveitando as inovações das esquadrias para trazer um maior conforto térmico para a casa.

C.V.: Por que optaram pela integração dos ambientes?

Claudia Cheron König: O principal foi deixar a casa toda aberta, sem paredes, dando uma maior sensação de integração com a natureza e a possibilidade de integrar todos os ambientes, o que foi necessário na fase em que as crianças estão. Além disso, a integração da cozinha e da sala, além de modernizar, atende melhor as características atuais da sociedade.