Fotos: Alan Miguel Gonçalves / Divulgação

Em Morro Redondo, no Rio Grande do Sul, um grande terreno de três hectares acomoda quatro charmosas cabanas de madeira. Este é o Refúgio Araçá, pousada administrada pelos primos Pedro Moraes e Alexandre. Uma das arquitetas do projeto, Alice Moraes (Parte Arquitetura), irmã de Pedro, topou mostrar todos os detalhes da pousada para o Casa de Valentina e, junto com o irmão, contou como o negócio começou e todas as ideias que tiveram até o projeto se tornar realidade.

Nomeadas Butiá e a Pitanga, ambas de 40,00 m², duas das cabanas conseguem acomodar até quatro pessoas. Já outras duas, Amora e Bergamota, acomodam um casal e têm 25,00 m². A área construída total é de aproximadamente 300m², e conta com  privacidade e vista privilegiada. A 40 minutos fica Pelotas, e a fronteira com o Uruguai também é logo ali. A influência do vizinho pode ser apreciada na arquitetura da pousada, que teve como referência as cabanas de Punta del Diablo.

Um verdadeiro negócio de família, a decoração das cabanas foram planejadas com muito amor e bom gosto. Pratos, enfeites e até mesmo a cuba das pias dos banheiros foram feitas pela artista Renata Martins, mãe de Pedro e Alice. Outros mobiliários foram incorporados da própria bagagem da família, e tudo pensando no conforto proporcionado aos hóspedes. Soluções para evitar o rígido inverno também foram adotadas nas cabanas, com fogueiras, ar-condicionado e materiais próprios para o frio gaúcho.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Quem foram os arquitetos responsáveis pelo projeto?

Refúgio Araçá: Parte Arquitetura é o escritório, integrado pela Alice Moraes e pelo Eduardo Riemke. Este projeto foi realizado em parceria com a arquiteta Marina Desimon.

C.V.: Qual é o tamanho do terreno?

Refúgio Araçá: A área do terreno do Refugio Araçá é de 3 ha, nela estão implantadas duas cabanas para até quatro pessoas, a Butiá e a Pitanga, de 40,00 m²;  e duas cabanas para dois, a Amora e a Bergamota, de 25,00 m². A área construída total é de aproximadamente 300m².

C.V.: Qual foi a inspiração do projeto?

Refúgio Araçá: As cabanas foram pensadas a partir do reconhecimento do lugar: um lote extenso, de topografia acidentada, vegetação abundante, rodeado pelo arroio Valdez. A partir dessa interpretação o projeto baseou-se na intenção de criar ambientes acolhedores e contemplativos, que paralelamente integrassem a paisagem natural ao ambiente interno e garantissem a privacidade dos hóspedes.

Na fase de concepção a arquitetura das cabanas de Punta del Diablo serviu como referência projetual a partir da relação entre arquitetura e paisagem, do uso de materiais e mão de obra locais, e das soluções dos programas residenciais com área reduzida.

C.V.: Qual é o perfil da pousada?

Refúgio Araçá: O Refúgio Araçá é um projeto familiar, idealizado por dois primos, o Pedro e o Alexandre; a Alice, uma das arquitetas, é irmã do Pedro. Sócios e arquitetos, possuem a mesma faixa etária e muitos interesses em comum. Essas proximidades tornaram a relação de projeto íntima e por vezes pouco linear, mas tornaram o processo extremamente amplo e colaborativo.

C.V.: Qual foi a o maior desafio que enfrentaram?

Refúgio Araçá: Tanto programa como método construtivo foram singulares. A maior parte da produção do escritório é de residências em lotes urbanos, construídas em alvenaria e concreto armado. Além disso, foi desafiador atender a todas as demandas do programa levando em consideração o orçamento e os prazos do empreendimento.

C.V.: O que considera um diferencial?

Refúgio Araçá: Na fase final, nos acabamentos e mobiliários, a relação próxima e familiar foi fundamental para o que vemos hoje no Refúgio Araçá. Parte do acervo é familiar, outra parte garimpados em Pelotas e região, o que torna os ambientes carregados de afeto e história, fortes identidades da pousada.

C.V.: Qual foi a maior sacada relacionada ao projeto?

Refúgio Araçá: Tirar partido do relevo e do desenho da vegetação no lote, que acompanha o arroio e cria pequenos refúgios protegidos pela mata nativa, para implantar as cabanas. A relação de proximidade permite o uso coletivo da pousada por grupos de amigos, mas a proteção natural proporcionada pela vegetação e pela forma como as cabanas foram orientadas e as esquadrias posicionadas são fundamentais para aqueles que buscam privacidade e sossego.

C.V.: Alguma boa dica relacionada a custo-benefício para compartilhar que implementou?

Refúgio Araçá: Tratando-se de relação custo-benefício, pode-se pensar na estrutura das cabanas, projetadas em pinus e eucalipto. São duas madeiras bastante usuais na construção civil, de baixo custo e amplamente difundidas na região.