Aqui no Brasil é comum vermos redes penduradas nas paredes das casas, mas há algum tempo venho observando em vários projetos a utilização de balanços suspensos, principalmente naqueles que almejam uma atmosfera praiana. Isso porque esses balanços são, além de peças inusitadas na decoração, espaços para serem vividos e aproveitados, possibilitando o descanso em meio a uma atmosfera descontraída, como se o morador estivesse de férias. 

Talvez o modelo mais conhecido de balanço suspenso seja a Cadeira Bolha, projetada pelo designer de móveis finlandês Eero Aarnio em 1968:

Filhas de Eero Aarnio em suas cadeiras Bolha

Desde então, muitos outros estilos, formatos e modelos de balanço suspenso foram criados, alguns deles tentando ir além da forma circular, e outros se mantendo fieis a forma da Cadeira Bolha. Dá só uma olhada em alguns exemplos de balanços inspirados na criação do finlandês:

Fotos: Reprodução/ Pinterest

Mas é preciso se atentar a alguns fatores importantes antes de instalar um balanço suspenso em seu lar, já que ele precisa ter uma ótima sustentação para não correr o risco de ceder. Importante ressaltar que o balanço suspenso é instalado diretamente na laje da casa ou apartamento, então se o teto possui qualquer tipo de forro, é preciso abri-lo para realizar a instalação.

E por mais que normalmente esses balanços sejam utilizados em projetos com atmosfera praiana, também é possível adaptá-los a diversos estilos de decoração e espaços, inclusive ao interior de apartamentos. Entretanto, sobretudo no caso de ambientes mais enxutos, é essencial se atentar às medidas do local de instalação de modo que a peça não atrapalhe o dia a dia das pessoas na casa. Afinal, tendo ele esse intuito na prática ou não, no final das contas ainda é um balanço que pode se movimentar e danificar itens próximos.

A quantidade de espaço que você terá que reservar para instalar um na sua casa depende da altura do pé-direito do espaço, do tamanho do balanço e do comprimento da corda ou corrente que irá sustentá-lo. Por conta dessas precauções necessárias, não deixe de entrar em contato com um profissional para pensar toda a parte técnica antes de colocar um balanço suspenso em seu lar. E para você se inspirar, confira em seguida alguns balanços suspensos que fogem um pouco do tradicional:

Fotos: Reprodução/ Pinterest

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉