Um dos estilos de arquitetura e arte decorativa que mais me encanta é o Art Nouveau. Das estações de metrô de Paris, aos vitrais maravilhosos de Louis Comfort Tiffany, gravuras de Mucha e construções de Gaudi, esse movimento artístico tem como principal característica os desenhos de linhas curvilíneas e orgânicas, inspiradas em formas naturais, como flores e plantas, e a presença de uma forte referência às gravuras japonesas, bidimensionais e coloridas, que eram muito populares na época. A Art Nouveau ganhou força principalmente na Europa, no final do século XIX até 1910, quando foi substituída pela Art Déco.

Vários tesouros daquela época sobreviveram ao tempo – desde fachadas de prédios até luminárias e móveis que podem ser encontrados em antiquários e brechós. No entanto, será que é possível utilizar este estilo tão característico na decoração atual? A resposta não poderia ser outra: é claro!! No entanto, para não sobrecarregar o visual e deixá-lo muito datado, o legal é escolher apenas alguns elementos e misturá-los com peças de design contemporâneo. O clima etéreo pode ser ainda mais valorizado com a adição de alguns vasos de plantas e de detalhes românticos também. Veja alguns exemplos a seguir:




Quem acabou de lançar uma linha de móveis incrível inspirada da Art Nouveau foi a querida Bia Perotti, blogueira à frente do Os Achados e editora de moda, que tem um olho ótimo para o garimpo, principalmente de peças com estampas vintage e com um perfume boho. Pois bem, ela desenvolveu em parceria com a My Gipsy Bossa – outro superparceiro do Casa de Valentina – duas linhas de décor: a primeira é repleta de animal print, poás e florais miudinhos em tons bem vibrantes. Já a segunda, chamada de Nouveau Dream, tem uma cartela de cores bem mais suave, com desenhos lúdicos de flores e folhagens. Dá só uma olhadinha no resultado:












Pinterest | AD | Anthropologie