AR-CONDICIONADO NO DÉCOR: COMO CONCILIAR?



 

Esse calorão todo que anda fazendo por aqui se traduz em duas reações básicas.  A primeira é que o ar-condicionado se torna um acessório indispensável em qualquer ambiente, seja em casa ou no trabalho. A segunda diz respeito a uma dúvida constante: já que precisamos tanto desse aparelho nada estiloso, como fazer para que ele não se torne o elefante branco do décor? Com algumas manobras criativas é possível sim integrar os splits sem resultar em desastres visuais e terríveis dores de cabeça 😉

 

Vale lembrar que eles nunca devem ficar escondidos atrás de cortinas, porque dessa forma você compromete o funcionamento do aparelho e sua vida útil diminui bastante!  

 

MARCENARIA: SUA MELHOR AMIGA

Os móveis sob medida são a melhor saída para driblar os dilemas do ar-condicionado. Quando se tem em mente o local exato onde o split deve ser instalado, o jeito é contornar a situação literalmente, criando um cantinho especial para ele na estante de marcenaria e escondendo a tubulação atrás dela. Quer ainda mais discrição? Então acrescente portas de madeira ripadas. Mas atenção!! Elas não devem obstruir a passagem de ar, por isso as réguas precisam ter cerca de 1 cm de largura com 2 cm de espaço livre entre elas.

 

Decoração de: ar condicionado na estante; Casa de ValentinaDecoração de: parede de tijolos; Paula Magnani; Casa de ValentinaDecoração de: painel de madeira; Casa de ValentinaDecoração de:

 

DIGA NÃO AO CONTRASTE

Quer instalar o split em uma parede escura? Então escolha um modelo simples e de cor parecida – uma opção são os aparelhos prateados. Já em espaços de base clara, o ideal é optar pelos tradicionais splits brancos, que criam uma unidade visual com o entorno e não se destacam.

 

Decoração de: painél preto; Casa de ValentinaDecoração de: ar-condicionado prateado; Casa de ValentinaDecoração de: varanda integrada; Casa de ValentinaDecoração de: estante branca; Casa de Valentina

 

O LUGAR IDEAL

Escolha lugares de pouco destaque para instalar o ar-condicionado: nos cantos das paredes, acima dos vãos das portas ou escondido atrás de um elemento estrutural, como uma viga. Dessa forma, você desvia a atenção e o olhar passa a se preocupar apenas com os detalhes mais importantes do ambiente, como as cores, texturas e estampas. Existe até mesmo o split cassete, modelo feito para ser instalado no teto!  

 

Decoração de: Decoração de: piso de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Decoração de: cabeceira de chevron; Casa de Valentina

 

COMPOSIÇÃO ASSUMIDA

Se não tem como deixá-lo, junte-se a ele! Se você não tem medo de ousar, o jeito é assumir o aparelho como parte da decoração: instalados simetricamente acima de quadros, móveis e até mesmo como parte da composição estética.

 

Decoração de: lstre pendente prateado; Casa de ValentinaDecoração de: composição de quadros; Casa de Valentina

 

E AS MÁQUINAS CONDENSADORAS?

Esse equipamento é indispensável para o funcionamento do ar-condicionado, pois é ali que a magia acontece: ele leva o ar frio para dentro e retira o ar quente. Por isso, elas precisam ser instaladas em áreas externas, que para muitos significa perder espaço precioso na varanda. Mas nem tudo está perdido! Usando a mesma técnica da marcenaria ripada, crie um aparador especial para escondê-la sem prejudicar o seu funcionamento, podendo servir também como apoio para objetos decorativos.

 

Decoração de: Decoração de: Decoração de: piso de porcelanato; Casa de Valentina

Projetos: Triplex | Paula Magnani | Rocha Andrade | Toninho Noronha | Gustavo Calazans | Studio FN | André Piva | AR | MIGS | Escala | Dado Castello Branco | Crisa Santos | Marília Veiga | Diego Revollo | Silvana Lara Nogueira

2015-01-15T14:41:00-03:00 Categorias: Decoração, Apartamentos|

4 Comentários

  1. Luna Ferreira junho 1, 2017 em 2:58 pm - Responder

    Importante é sempre manter o bom ambiente.

  2. Itaisa fevereiro 20, 2019 em 7:02 am - Responder

    Meu ar condicionado cassete esta exatamente no centro do teto da minha sala de jantar. Ou seja bem em cima da mesa. Queria colocar um lustre ou fazer alguma coisa pra escondê-lo porém sem prejudicar seu funcionamento. Posso fazer uma placa rebaixada de gesso ou mesmo de alumínio ou qq outro metal, suspensa por cabo de aço, deixando uma ventilação nas laterais??

    • Casa de Valentina fevereiro 20, 2019 em 7:31 pm - Responder

      Somente um profissional analisando o espaço pode te indicar como “escondê-lo” sem prejudicar e danificar o aparelho.

  3. Oliveira agosto 20, 2019 em 4:23 pm - Responder

    Meu ar condicionado esta centralizado em cima da janela da minha sala de jantar sem sobras nem vão . Queria colocar uma cortina? E nao estou sabendo a melhor forma de fazer para melor visualização. Agradeço se tiver como ajudar.

Deixar Um Comentário