Esse calorão todo que anda fazendo por aqui se traduz em duas reações básicas.  A primeira é que o ar-condicionado se torna um acessório indispensável em qualquer ambiente, seja em casa ou no trabalho. A segunda diz respeito a uma dúvida constante: já que precisamos tanto desse aparelho nada estiloso, como fazer para que ele não se torne o elefante branco do décor? Com algumas manobras criativas é possível sim integrar os splits sem resultar em desastres visuais e terríveis dores de cabeça ;)

 

Vale lembrar que eles nunca devem ficar escondidos atrás de cortinas, porque dessa forma você compromete o funcionamento do aparelho e sua vida útil diminui bastante!  

 

MARCENARIA: SUA MELHOR AMIGA

Os móveis sob medida são a melhor saída para driblar os dilemas do ar-condicionado. Quando se tem em mente o local exato onde o split deve ser instalado, o jeito é contornar a situação literalmente, criando um cantinho especial para ele na estante de marcenaria e escondendo a tubulação atrás dela. Quer ainda mais discrição? Então acrescente portas de madeira ripadas. Mas atenção!! Elas não devem obstruir a passagem de ar, por isso as réguas precisam ter cerca de 1 cm de largura com 2 cm de espaço livre entre elas.

 

Decoração de: ar condicionado na estante; Casa de ValentinaDecoração de: parede de tijolos; Paula Magnani; Casa de ValentinaDecoração de: painel de madeira; Casa de ValentinaDecoração de:

 

DIGA NÃO AO CONTRASTE

Quer instalar o split em uma parede escura? Então escolha um modelo simples e de cor parecida – uma opção são os aparelhos prateados. Já em espaços de base clara, o ideal é optar pelos tradicionais splits brancos, que criam uma unidade visual com o entorno e não se destacam.

 

Decoração de: painél preto; Casa de ValentinaDecoração de: ar-condicionado prateado; Casa de ValentinaDecoração de: varanda integrada; Casa de ValentinaDecoração de: estante branca; Casa de Valentina

 

O LUGAR IDEAL

Escolha lugares de pouco destaque para instalar o ar-condicionado: nos cantos das paredes, acima dos vãos das portas ou escondido atrás de um elemento estrutural, como uma viga. Dessa forma, você desvia a atenção e o olhar passa a se preocupar apenas com os detalhes mais importantes do ambiente, como as cores, texturas e estampas. Existe até mesmo o split cassete, modelo feito para ser instalado no teto!  

 

Decoração de: Decoração de: piso de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Decoração de: cabeceira de chevron; Casa de Valentina

 

COMPOSIÇÃO ASSUMIDA

Se não tem como deixá-lo, junte-se a ele! Se você não tem medo de ousar, o jeito é assumir o aparelho como parte da decoração: instalados simetricamente acima de quadros, móveis e até mesmo como parte da composição estética.

 

Decoração de: lstre pendente prateado; Casa de ValentinaDecoração de: composição de quadros; Casa de Valentina

 

E AS MÁQUINAS CONDENSADORAS?

Esse equipamento é indispensável para o funcionamento do ar-condicionado, pois é ali que a magia acontece: ele leva o ar frio para dentro e retira o ar quente. Por isso, elas precisam ser instaladas em áreas externas, que para muitos significa perder espaço precioso na varanda. Mas nem tudo está perdido! Usando a mesma técnica da marcenaria ripada, crie um aparador especial para escondê-la sem prejudicar o seu funcionamento, podendo servir também como apoio para objetos decorativos.

 

Decoração de: Decoração de: Decoração de: piso de porcelanato; Casa de Valentina

Projetos: Triplex | Paula Magnani | Rocha Andrade | Toninho Noronha | Gustavo Calazans | Studio FN | André Piva | AR | MIGS | Escala | Dado Castello Branco | Crisa Santos | Marília Veiga | Diego Revollo | Silvana Lara Nogueira