Fotos: Aline Resende/ Divulgação

Este apartamento fica no bairro Santa Inês, Belo Horizonte, e pertence à arquiteta Franci Liduario, responsável pelo projeto completo de interiores do imóvel. Quando Franci e seu marido estavam procurando por apartamentos para morar, este chamou a atenção do casal logo de cara devido a disposição da planta, que não precisou ser alterada.

O imóvel tem sacadas em todos os quartos e o uso bem marcado de madeira Freijó em contraste com o preto e a palhinha indiana, criando ambientes vintage, ainda que com o uso de móveis contemporâneos. No canal você confere a tour completa com a arquiteta Franci Liduario pelo apartamento, e aqui no blog uma conversa com ela contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a história do apartamento?

Franci Liduario: “Iríamos construir uma casa (o projeto já estava pronto) em um condomínio em Lagoa Santa, Minas Gerais, mas desistimos devido a logística, pois meu marido trabalha em Belo Horizonte. Sendo mais precisa, ele trabalha no bairro em que moramos hoje e viu o prédio ser construído, portanto hoje vai trabalhar a pé, pois estamos a poucos metros do escritório.”

C.V: O que mais te chamou a atenção no apartamento quando vocês estavam procurando?

Franci Liduario: “Com certeza a disposição da planta do apartamento, com sacadas em todos os quartos e na área de serviço. Outro ponto de grande importância é a localização do imóvel, que está na região Leste de Belo Horizonte, no bairro Santa Inês (mais precisamente, bem no limite de Belo Horizonte com Sabará. Também estamos próximos a centros comerciais como: Minas Shopping (3,7 km), Rodoviária (7,6 km), Praça da Liberdade (8,80Km) e Pampulha (9,9 km), e somos privilegiados com diversos acessos, como a Avenida Cristiano Machado (avenida importantíssima de BH), o Anel Rodoviário.”

C.V: Como o apartamento traduz seus gostos e preferências?

Franci Liduario: “Ele me representa em vários fatores. Quando fiz o projeto da casa, coloquei todos os quartos com portas voltadas para um jardim, pois gosto de acordar e ter a sensação de ‘sair para fora’, de sentir o sol, a brisa…. E Deus foi tão perfeito que nos presenteou com um apartamento no bairro em que almejávamos e com sacadas em todos os quartos. A vista da sacada do nosso quarto, por exemplo, está voltada para a Serra do Curral, portanto nos sentimos em uma casa. Esse exemplo mostra como prezo pelo aconchego e o bom aproveitamento dos espaços.”

C.V: Como você definiria o estilo do projeto?

Franci Liduario: “Vintage. Optei pelo uso bem marcado da madeira, principalmente o Freijó, em contraste com o preto e detalhes em palhinha indiana. Pensando no conforto, uma boa iluminação é fundamental. Portanto, revesti todas as paredes com um papel de parede em linho no tom Off White, visando amenizar o peso das cores quentes e trazer mais luz para as paredes. O uso de diferentes texturas presentes nos tecidos das cortinas, tapetes, roupas de cama, assim como as texturas dos mobiliários como o sofá em veludo verde, a madeira de demolição do carrinho bar e os artigos de decoração, formam uma composição bela e agradável do estilo vintage.”

C.V: O que pode ser dito a respeito das cores presentes no apartamento?

Franci Liduario: “Toda a decoração do apartamento se resume na composição do Freijó com o preto. O preto seria a base, presente inclusive na arquitetura do prédio, nos mobiliários, artigos de decoração, molduras, iluminação, eletros, tapetes e roda -pés.”

C.V: Há itens de valor simbólico decorando os espaços?

Franci Liduario: “Sim, a mesa de jantar. Apesar de não ser uma peça de família, é uma peça de antiquário e que nos traz boas lembranças da casa dos nossos pais, pois foi o primeiro mobiliário que adquirimos juntos, e que ditou todo o estilo de decoração do apartamento. Outra peça importante para mim é a cristaleira, (peça atual, mas em estilo vintage) que abriga todas as minhas xícaras e aparelhos de jantar, pois amo receber com a mesa posta.”

C.V: Qual foi o maior desafio do projeto?

Franci Liduario: “Meu maior desafio em desenvolver o projeto de interiores foi no desenho da marcenaria planejada. Primeiro porque eu precisava que essa marcenaria fosse bastante funcional na otimização dos espaços e para guardar tudo o que temos, mas sem parecer carregado e com um ar sem graça de ‘armário’. Segundo porque eu almejava criar um design exclusivo, com minha identidade e os traços marcantes do estilo vintage.”