Fotos: Mariana Orsi / Divulgação

Conhecida como “rainha das cores“, a arquiteta Vanessa Ribeiro (Quattrino Arquitetura) não deixou de lado sua fama ao planejar o projeto de seu próprio apartamento. Logo que abrimos a porta de entrada, já nos deparamos com lindos tons de azul pelas paredes da sala, mimetizando as portas das outras áreas do apê e trazendo vivacidade ao ambiente.

Mas não é só na sala que a cor ganha destaque: ela se espalha pelo apê inteiro. No terraço com cara de quintal, ladrilhos hidráulicos em tons vermelhos e ocres lembram pisos de caquinho utilizados antigamente e trazem alegria ao espaço. Na cozinha, a marcenaria em tom bordo dá todo um charme especial ao décor. Até mesmo no quarto de bebê Vanessa resolveu inovar e pintou com terracota o teto do cômodo! Uma combinação que ficou linda e aconchegante.

O terraço com cara de quintal do apê foi revestido por laudrilho hidráulico desenhado especialmente pelo escritório Quattrino Arquitetura de Vanessa Ribeiro. Foto: Mariana Orsi / Divulgação

A reforma pela qual o apartamento de 122m2 passou logo que a arquiteta o comprou foi completa, e o mais surpreendente é que durou apenas três meses. Durante esse período todos os cômodos passaram por uma repaginação: living, sala de jantar, terraço, lavabo, cozinha, área de serviço, escritório e as suas três suítes.

Além das cores, outro grande ponto de foco da decoração foi a memória afetiva. Dessa maneira, os ambientes são aconchegantes, confortáveis e com desenhos assinados pela própria arquiteta, e o resultado é um lar pronto para ser vivido em sua potência máxima.

A suíte do casal recebeu uma base em tons de cinza suaves com detalhes coloridos, como a cabeceira e as almofadas. Foto: Mariana Orsi / Divulgação

Por esses e tantos outros motivos, o Open House da semana é pelo apartamento da arquiteta Vanessa Ribeiro e sua família. Fui até lá conferir de pertinho todos os detalhes e soluções do projeto, e te mostro tudo no vídeo completo que já está no meu canal. Já por aqui, um pequeno bate-bola sobre a inspiração da arquiteta para o seu apê na Vila Romana, em São Paulo.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Quais foram as mudanças na arquitetura do apartamento?

Vanessa Ribeiro: Alteramos a posição da porta da cozinha pra ganhar mais armários e também retiramos o banheiro de serviço para aumentar a área de depósito.

Casa de Valentina: Como você classificaria o projeto?

Vanessa Ribeiro: Classificaria como uma decoração afetiva com cor, texturas naturais e revestimentos atemporais.

Casa de Valentina: Quanto tempo durou a obra e quais eram os principais desejos?

Vanessa Ribeiro: Foram três meses de reforma, e tivemos como desafio alinhar todos os prazos com fornecedores e parceiros para atender ao nosso prazo estreito. Além disso, eu queria uma casa com espaço para os meus filhos brincarem, um terraço com cara de quintal e uma cozinha gostosa para cozinharmos. Pensei em peças com design mais limpo, já que as cores entraram como protagonistas!

Casa de Valentina: E quais são os destaques do mobiliário escolhido?

Vanessa Ribeiro: Destacaria o sofá que desenhamos com uma base de ferro e pés bem leves e revestido em lona no tom azul da parede. Também a poltrona do Paulo Mendes da Rocha, Paulistano, que já fazia parte do meu acervo – banquetas do terraço e mesinhas de apoio também são peças assinadas!

Casa de Valentina: A escolha pelo ladrilho hidráulico no terraço foi muito interessante. Como essa decisão se deu?

Vanessa Ribeiro: O ladrilho é o revestimento principal do terraço, assentamos no piso e parede da churrasqueira. Queríamos cara de quintal, os tons escolhidos em vermelho e ocre fazem menção aos pisos de caquinho usados antigamente, um pedido do meu marido. Já na cozinha optamos pelo ladrilho alfinete, desenhado pela Quattrino para Ladrilar. Ele tem um grafismo interessante e devido ao fundo branco trouxe uma base neutra para a marcenaria em tom bordo.

Casa de Valentina: Um dos grandes destaques também é o azul na sala. Como foram escolhidas a paleta e a organização das cores?

Vanessa Ribeiro: A paleta de azul foi utilizada pra criar a geometria da sala que abriga as portas e marca a aérea do teto rebaixado, criando uma caixa. Ela aparece também no teto do quarto do meu filho mais velho. Também incluí os tons terrosos utilizado no lavabo e teto do quarto da bebê que acaba de chegar.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]