Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação

Este apartamento funcional com marcenaria planejada foi pensado pelas arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho do escritório Migs Arquitetura para um casal que mora no Rio de Janeiro, mas que precisava de um espaço em São Paulo devido a viagens de trabalho. O imóvel tem 90m², fica localizado no bairro do Itaim e foi completamente reformado para criar ambientes integrados e de fácil uso, segundo às necessidades dos moradores.

Os espaços são compostos por móveis muito bem selecionados que proporcionam ambientes multiusos, como a grande bancada da cozinha que pode servir de espaço de refeição, mas também de trabalho. No canal você confere a tour completa com as arquitetas por este apartamento, e aqui no blog uma conversa com a dupla contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY pra conferir mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a história do projeto?

Migs Arquitetura: “O apartamento foi todo pensado para um casal que mora no Rio de Janeiro, mas precisava ter seu espaço próprio em São Paulo, pois vinham semanalmente para a cidade trabalhar. Dessa forma, fizemos um lugar para repouso, que dispensa o hotel nos dias em que eles estivessem na cidade à trabalho, mas que fosse tão aconchegante quanto a casa do casal no Rio de Janeiro.”

C.V: Como o fato de ser um apartamento ‘secundário’ dos moradores guiou as escolhas do projeto?

Migs Arquitetura: “Por conta disso, ele é bem funcional. O quarto, por exemplo, é separado da sala, e esta, por sua vez, se constitui como uma grande área com tudo bem à mão dos moradores. Então temos a cozinha aberta para uma grande bancada, onde os clientes podem se sentar tanto para fazer as refeições quanto para trabalhar. Também escolhemos um sofá gostoso, com uma pegada transada, com bossa, mas ao mesmo tempo bem funcional, unindo o estilo carioca ao dinamismo paulista.”

C.V: O apartamento também é usado por outras pessoas no dia a dia além do casal?

Migs Arquitetura: “Sim. Eles têm muitos filhos e é comum que os visitem ou mesmo se hospedem no apartamento quando necessário. Pensando nisso, colocamos uma mesa grande na varanda. Assim várias pessoas conseguem se sentar e aproveitar uma refeição em família.” 

C.V: Os móveis também foram concebidos pensando nessa versatilidade?

Migs Arquitetura: “Sim. Existem muitas peças desenhadas por nós, como a cama, que tem colchões embaixo para serem puxados e usados pelas crianças. O cabideiro, localizado logo na entrada, também é um desenho nosso e foi executado pela Cerpa. Na verdade toda a marcenaria é feita pela Cerpa, inclusive as divisórias que isolam o quarto da sala.”

C.V: O que pode ser dito a respeito das cores presentes no apartamento?

Migs Arquitetura: “Em relação às cores, na verdade a base toda é branca, de madeira. Apostamos em um tapete verde  para chamar a atenção e foi o único detalhe de cor que colocamos no apartamento. O resto é uma base mais clara.”

C.V: Outro destaque do projeto é a iluminação, certo?

Migs Arquitetura: “Com certeza. Uma vez que a laje era aparente, nós achamos muito bacana manter esse estilo, então colocamos uma luminária feita e desenhada especialmente para o apartamento pela Inês, do Estúdio Iluz. É uma luminária de cobre super diferente e com uma iluminação bacana. Gostamos tanto que todo projeto de iluminação do apartamento teve ela como ponto de partida.”