Fotos: Gui Morelli/ Divulgação

Esse Open House é direto do Chiado, bairro histórico de Lisboa, Portugal! Nesse projeto, a arquiteta brasileira Andrea Chicharo teve a chance iniciar as modificações antes mesmo da entrega do imóvel, que foi comprado por uma família brasileira ainda na planta. Foram poucas modificações na área social, mas que transformaram o apartamento.

Nas paredes, que ganharam um tom forte de azul, chamam atenção duas obras: um quadro de Manoel Novello, levado do Brasil pela proprietária, e um painel de azulejos do século XVIII comprado num antiquário de Lisboa.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

A sala foi ampliada dando mais funcionalidade para o dia a dia das moradoras, mãe e filha. Andrea tirou o hall, que separava a sala da cozinha, incorporando o espaço à sala e criando um grande painel em nogueira que esconde a entrada da cozinha, do banheiro de hóspedes e um armário. Outra mudança foi transformar o lavabo em banheiro completo para atender ao quarto de hóspedes que fica ao lado da sala.

Como tudo foi definido ainda durante a obra, quando o apartamento foi entregue só precisaram resolver os detalhes de decoração. A opção foi por um décor contemporâneo que contrasta com as portas e janelas originais, em arco, de onde se tem uma bela vista para o rio Tejo. Como há apenas uma sala, que serve para a TV e para receber, o mobiliário foi escolhido para ter múltiplas funções: poltronas para leitura, para uma roda de conversa, sofá confortável e mesinhas de apoio.

Móveis de design italiano, assim como os da sala de jantar, que junto com estante de linhas finas para pequenos objetos trazem um mix de materiais que são a marca da arquiteta. Tem buffet de vidro pintado, espelho, mármore, madeira e tapete de sisal. Tudo para trazer aquela bossa bem brasileira ao apartamento.