Fotos: Renato Navarro/ Divulgação

Este apartamento duplex fica no Campo Belo, São Paulo, e seu projeto é assinado pela arquiteta Débora Aguiar. Os moradores ficaram encantados desde o primeiro momento que entraram em contato com o trabalho da profissional, e quando adquiriram este imóvel a chamaram para projetar tudo no estilo dela, mas adaptado às necessidades do casal.

O resultado foi um apartamento com um living extenso que destaca a área de jantar e adega, perfeita para receber amigos. Além disso, a família desfruta de uma grande área externa com jacuzzi e biombos que fornecem privacidade nas diferentes parcelas do terraço. No canal você confere a tour completa com a arquiteta Débora Aguiar pelo apartamento, e aqui no blog uma conversa com ela contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual é a história do apartamento?

Débora Aguiar: “Os clientes já eram grandes fãs do meu estilo de trabalho. Quando visitaram o espaço que assinei para a Casa Cor 2019, o impacto neles foi tão grande que assim que quiseram algo na mesma linha. Um tempo depois, compraram este apartamento, e o briefing era transformá-lo em um imóvel com estética de mostra, mas sem perder a essência e o conforto de uma casa. Para isso, eles procuraram o escritório, já tendo várias referências do meu trabalho em mente.”

C.V: Como a personalidade dos proprietários foi impressa no apartamento?

Débora Aguiar: “A personalidade dos donos foi totalmente impressa no projeto. O recurso de abrir a cozinha para o grande living, voltando as atenções para o jantar e a adega, por exemplo, mostra como eles gostam de receber e entreter os amigos e família. Além disso, os moradores também queriam espaços com mais privacidade. Então no piso inferior, as duas grandes suites se encontram no terraço, mas ele também pode ser fechado por um biombo e resguardar a paz e o silêncio do outro. A personalidade de cada um foi empregada também nos materiais e texturas de cada cantinho do projeto.”

C.V: Qual foi o processo para escolher os materiais predominantes no projeto?

Débora Aguiar: “O processo parte de forma muito natural, sempre prezando pelos materiais naturais como couros, palhas, madeiras, e por aqueles que evocam os sentidos sensoriais, o conforto e o aconchego. Isso tudo alinhado, claro, aos gostos e preferências dos clientes.”

C.V: Algum desafio teve que ser enfrentado durante a reforma?

Débora Aguiar: “O maior desafio foi unificar duas unidades de apartamentos em um só com plantas tão diferentes e uma estrutura cheia de vigas e pilares desencontrados. Essa característica se mostra principalmente no pavimento superior, com o forro em diferentes níveis e tratamentos.”

C.V: Como foi pensado cada um dos espaços?

Débora Aguiar: “Cada um dos espaços nasceu da necessidade do programa, mas principalmente de referências de trabalhos anteriores do escritório, tão apreciados pelos clientes.”

C.V: Há objetos que carregam valor sentimental?

Débora Aguiar: “Sim. A grande estante da biblioteca que recebe os donos e os convidados assim que eles entram no apartamento exibe uma coleção de livros e objetos de antiquário garimpados por muito tempo pelos moradores. Muitos dos itens são herdados de família ou foram comprados em viagens, então é um espaço pelo qual eles têm um grande apreço.”

C.V: Como você definiria este apartamento em poucas palavras?

Débora Aguiar: “Aconchegante, sofisticado e funcional.”

C.V: Alguns itens no projeto foram desenhados por você, certo?

Débora Aguiar: “Sim. Além de algumas peças em marcenaria, fizeram parte do projeto algumas luminárias e pendentes assinados por mim para a Puntoluce. Todas bem sofisticadas e contemporâneas, assim como todo o duplex.”