O apartamento do jornalista Danilo Costa em Santa Cecília, São Paulo, é o sonho de qualquer colecionador: para cada coleção, um espaço mais do que especial para exibi-la ou resguardá-la. Sua coleção de quase 300 Funkos, por exemplo, é destaque na sala, com duas paredes dedicadas exclusivamente às figuras colecionáveis da cultura pop.

Mas não para por aí: Danilo, hoje fundador da DC33 Comunicação e com amplo currículo na área do jornalismo de arquitetura e decoração, angariou ao longo dos anos muitos presentes de colegas artistas, arquitetos e decoradores, além de um indiscutível bom gosto para o lar. É por este motivo que a reforma de seu apartamento, com projeto assinado pela arquiteta Patricia Cillo, tem um antes e depois impressionante.

As cores vivas e alegres das paredes complementam muito bem a base em tons neutros do apartamento. A parede da sala, feita em degradê com quatro tons de rosa, esbanja a personalidade criativa do jornalista, e a parede verde do quarto, que divide espaço com o alaranjado do Home Office, proporciona um clima aconchegante sem se esquecer de combinar com o resto do lar.

Isso sem falar de todas as coleções de vinil, bonecos, camisas, meias! Ah, e Danilo Costa também tem um motivo mais do que especial para essa reforma completa e incrível: quer realizar o sonho de ser pai e, para isso, já monta um espaço acolhedor para estar preparado quando a adoção acontecer. Tudo isso e muito mais você confere no Open House desta semana!

Visitei o apartamento do Danilo Costa e mostrei tudo em detalhes. Tenho certeza que você vai se apaixonar, assim como eu, pelo apartamento e, claro, pela cachorrinha dele, a Shakira! O vídeo completo já está no meu canal do Youtube e, por aqui, você confere mais fotos e detalhes do projeto.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Quem fez o projeto do apartamento?

Danilo Costa: a arquiteta incrível Pati Cillo. Tudo ela que pensou, planejou, fez acontecer, me conhece como ninguém… realizou todos sonhos, das cores, uso de ladrilho, cerâmica hexagonal, rosa, cobogós de louça, etc… Conseguiu misturar tudo sem virar um carnaval.

C.V.: O novo apê tem quantos m2? É maior ou menor do que outro?

Danilo Costa: 93 m2. É maior… O outro tinha 58 m2. Eu fui pra um maior, não só porque sonhava em ter uma varanda, como também precisava de um prédio novo, com estrutura social (salão, piscina, brinquedoteca, etc), pois vou ter filho… e queria oferece isso pra ele. Estou na fila da adoção.

C.V.: O que ele tem de vantagens em relação ao outro? O outro não tinha varanda, tinha?

Danilo Costa: Varanda, 17 andar, por do sol, mais espaço, mais cor, mais tudo (rsrs). Eu mudei para esse apartamento (do lado do antigo endereço – continuo na Santa Cecília, centro, perto do Metro Marechal), pois amo o centro. Fica do ladinho do metro marechal, encostado no minhocão… essa mobilidade é o grande prazer da vida. Não tenho carro, curto tudo a pé.

C.V.: Por que procurou este novo apartamento?

Danilo Costa: Bom, vim para esse apê pois estou no processo de adoção e buscava um apartamento maior, com 3 dormitórios, e uma estrutura de condomínio melhor… aqui tem área de piscina, piscina pra criança, brinquedoteca, salão de festas… eu não tinha isso antes. Esse foi o primeiro motivo.

Eu também queria um apê maior e sonhava em ter uma varanda, além de ter uma vista incrível. O apê está no 17 andar e tenho o melhor pôr do sol do mundo. Eu sou uma pessoa que não para, mas sempre dou um jeito de ficar 3 minutinhos olhando o Sol ir embora… É realmente revigorante!

C.V.: O que você esperava do novo lar?

Danilo Costa: Eu sou uma pessoa da cor, do alto astral, da musica, da alegria. Como um bom pisciano sonhador, sonhava que meu refugio trouxesse tudo isso.

C.V.: Qual é um grande destaque do apartamento?

Danilo Costa: Na sala, a grande atração é a estante executada pela SCA Jardim Europa para a minha coleção de quase 300 Funkos, o amor da minha vida.

C.V.: Você reformou tudo?

Danilo Costa: Tudinho. Mesmo sendo um apê novo, comprei na planta e esperei 2 anos, por aí, eu quis mudar tudo e a construtora não oferecia a possibilidade de padronização da planta. Ou seja, quebrei tudo! Sou exigente e queria algo realmente único, que ninguém tem.

C.V.: Alterou a planta original? Como?

Danilo Costa: Sim… Ao lado da cozinha, preto da porta, tinha um lavabo. Ele saiu de cena pra crescer a cozinha, que também ocupou um pedaço da lavanderia (ele reduziu de tamanho). Ah, a bancada ficava voltada pra parede, voltamos ela pra sala, pois odeio cozinhar isolado… Quero ver as pessoas.

Tirei a parede entra a sala e varanda, na verdade, era um pedaço de parede e uma porta de correr. Integrei tudo pra colocar a sala de jantar na varanda. Criei um terceiro quarto, atrás do sofá (a parede rosa é do quarto), pois meu sobrinho mora comigo e queria um lugarzinho para ele.

Mudamos a porta do segundo quarto, do meu futuro filho ou filha. Ela era uma suíte… Como o banheiro atende como lavabo e também meu sobrinho, joguei a porta do banheiro pra o corredor, foi melhor.

No meu quarto, tirei a porta da varanda e usei a parte da varanda como home office. Imaginei que a varanda era gigante… Eu fechei com uma parede de drywall (onde está o futon azul) e usei um pedaço da varanda para o meu quarto. Virou uma suíte gigante, meu refúgio… Não saio para nada, só para tomar café na cozinha (rsrs).

C.V.: Como foi encontrada a solução para guardar a coleção de funkos?

Danilo Costa: Meus funkos ficavam espalhados no outro apê, agora tenho tudo juntinho, em duas grandes paredes. É o cartão de visitas do apartamento… Super importante, imponente. É a minha vida isso aqui.
Minha coleção tem quase 300 unidades, chega mais toda semana. É um vício.

C.V.: A marcenaria é de quem?

Danilo Costa: A marcenaria do apê inteiro é da SCA Jardim Europa, eles fizeram tudo sob medida. É um sucesso! A estante dos fundos é de madeira, prateleiras revestidas de laminado escuro, e a bordinha da prateleira é de alumínio.

C.V.: Qual o tom de cinza da parede ao lado da porta?

Danilo Costa: Usamos em tudo o mesmo cinza do teto (Guarda-Chuva SW7066, da Sherwin Williams Brasil), conseguindo uma monocromia linda. O piso hexagonal verde da Cerâmica Atlas, reveste todo o apartamento.

C.V.: Qual o tom de rosa da parede do sofá?

Danilo Costa: O rosa, uma das minhas cores preferidas, compõe o sofá, com tecido super lavável da Donatelli Tecidos. A parede com um degradê de quatro cores da é da Sherwin Williams: Rosa Discreto (SW6296), Bordado a mão (SW6297), Blush (SW9001) e Recital (SW6298).