Fotos: Evelyn Müller para Casa Claudia/ Divulgação

Este apartamento com pé-direto alto cheio de itens de memória afetiva é da assessora de comunicação Renata Barbosa de Oliveira e fica no bairro do Jardins, em São Paulo.

Algumas características ganham destaque no apartamento de 170m², como a amplitude dos espaços comuns, a integração entre a área da cozinha e sala de jantar, os armários de alvenaria e a paleta de cores sutil milimetricamente pensada em parceria com a arquiteta Lita Pinheiro. No canal você confere a tour completa com a Renata, e aqui uma conversa com ela contando mais curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY para ver os detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a história do apartamento e sua relação com ele?

Renata Barbosa de Oliveira: “Comprei da minha sócia. Ele foi primeiramente um estúdio de pintura, pois ela é casada com um artista plástico. O imóvel fica em um prédio bem descolado da década de 1950 com planta original da época. Quando o comprei tinha a opção – financeiramente falando – de reformar ou passar um mês na Ásia, e optei pela viagem. Então a reforma foi muito pontual e a decoração foi feita aos poucos.”

CV: Quais reformas foram feitas ao longo do tempo no imóvel?

Renata Barbosa de Oliveira: “As reformas foram feitas pela minha sócia, como por exemplo a integração da cozinha com o resto da casa, então tem um pouco dela também no imóvel. Mas hoje tenho um apartamento que amo, onde me sinto bem e onde consigo enxergar um verdadeiro lar.”

CV: Como foi pensada a paleta de cores da decoração?

Renata Barbosa de Oliveira: “Quem escolheu as cores foi a Lita e são utilizados sobretudo três tons de caqui. No hall usa-se um caqui mais escuro, depois um caqui ‘médio’ na sala de jantar e um caqui mais claro na parte da sala. No quarto há um tom de vinho que ficou mais chique e gostei muito. As portas foram pintadas de branco e são bem altas para acompanhar o pé-direito.”

CV: O que não podia faltar no apartamento?

Renata Barbosa de Oliveira: “As coisas relacionadas a minha personalidade e que contam a história da minha família. Minha mãe era uma pessoa que gostava muito de decoração, principalmente de coisas contemporâneas, e como eu gosto de viajar, queria que a minha casa pudesse ser legal em qualquer lugar do mundo. Ele poderia ser um apartamento em um país tropical como o Brasil, ou em um local como Londres, ou até em Bogotá.”

CV: Como é feita a distribuição dos cômodos?

Renata Barbosa de Oliveira: “O apartamento tem dois quartos, sendo um deles o meu quarto e o outro um quarto de hóspedes. Há um único banheiro que é uma sala de banho. Tudo isso distribuído em 170m². São 3,40m de pé-direito, o que eu acho o máximo, ainda mais considerando que eu tenho 1,84m de altura, então não me sinto sufocada, como acontece em casas com pés-direitos mais baixos.”

CV: Qual sua parte favorita do apartamento?

Renata Barbosa de Oliveira: “Eu gosto muito da sala de estar. Acho que ela é o resultado muito satisfatório de itens que fui adquirindo ao longo do tempo. Tenho uma grande amiga minha, a Lita Pinheiro, que tem muito bom gosto e me ajudou a escolher cada peça da casa aos poucos. Ela trouxe algumas peças de fora do país como alguns abajures. Também comprei uma estante usada de laca marrom de uma amiga. Então cada coisa foi somando a outra.”