Fotos: MCA Fotografia/Divulgação

O projeto deste apartamento cheio de garimpos foi pensado pelo arquiteto Francisco Palmeiro, que também é o proprietário do imóvel.

Aperta o PLAY para ver os detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual foi a maior inspiração para pensar o projeto? 

Francisco: Eu queria um apartamento com clima de loft, onde os espaços fossem abertos e integrados, com acesso fácil às três janelas e sem paredes entre elas. A partir daí, criei um jardim de inverno tropical ao longo dessas três janelas, demarcado pela mudança do piso, que é um porcelanato claro. 

CV: Em quais arquitetos você se inspira? 

Francisco: O trabalho do Sig Bergamin, que se tornou uma referência no décor por misturar texturas, cores e padronagens aparentemente díspares que são, na verdade, uma forma muito particular e autoral de vestir a casa. Essa desconstrução do habitual sempre me inspirou e inspira até hoje.

CV: Qual foi o maior desafio nesse processo? 

Francisco: Ao quebrar as paredes para promover a máxima integração dos ambientes, precisei de um engenheiro calculista para ter certeza que atingiria meu objetivo sem abalar a estrutura do prédio. Na parede que antes separava a sala do quarto passava um grande pilar de sustentação do prédio que precisou de um reforço estrutural para obtermos um vão maior de abertura.

CV: É possível observar a coexistência de vários estilos diferentes que conversam muito bem entre si, mesmo com muitos garimpos. Você acha que no geral os arquitetos têm medo de misturar muitos estilos quando pensam em um projeto? Porquê? 

Francisco: Acredito que muitos profissionais têm medo de misturar estilos porque o fato de não acertar pode criar um desconforto com o cliente, além de gerar custos desnecessários. Então a maioria prefere seguir uma receita de bolo, com decoração em tons sóbrios e claros. Além disso, com marcenaria excessivamente planejada, o que significa  zona de conforto. No meu caso, prefiro ousar, experimentar e imprimir o máximo de personalidade em cada projeto, fazendo dele algo único.

CV: Que parte do apartamento você mais gosta?

Francisco: O jardim de inverno tropical que criei ao longo das três janelas da varanda, demarcado pelo piso claro em porcelanato. Gosto de andar por ele e acompanhar o desenvolvimento das plantas.