Fotos: Pamella Ratti / Divulgação

Localizado em Perdizes, São Paulo, este apartamento de 226m² surpreende pela sala de TV em estilo industrial e pela marcenaria muito bem planejada. Quem assina o projeto é a arquiteta Lucilla Almeida, com quem tive uma conversa deliciosa para o Open House desta semana.

Ao contrário do que parece, o apartamento não passou por muitas reformas estruturais. Os diferentes níveis de cada ambiente conseguiram ser superados com maestria através de soluções na decoração e no planejamento do projeto. O lavabo, por exemplo, ganhou uma outra cara com uma sacada simples e inteligente: cobrir a janela com ripas e um espelho móvel, que pode ser deslizado tanto para permitir a entrada de luz e ventilação, quanto para cobrir a janela.

Visitei o apartamento e mostrei tudo em detalhes, além de ter uma conversa incrível com a arquiteta sobre todos os cantinhos do projeto. Vale a pena conferir! A visita completa você acompanha no Youtube e, por aqui, um bate papo sobre o projeto e seus principais desafios.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual é o perfil dos moradores? Houve algum pedido específico?

Lucilla Almeida: O morador é solteiro, com dois filhos, um adolescente e outro já maior de idade, que vão aos finais de semana. Um dos filhos gosta muito de cozinhar, então um dos pedidos foi melhorar a cozinha para que todos ficassem reunidos.

C.V.: Quais cômodos foram reformados?

Lucilla Almeida: Não reformamos o apartamento completamente, basicamente fizemos interiores do apartamento inteiro, iluminação também, mas não tivemos uma grande obra. Com exceção do banheiro do filho, que era separado e que transformamos em suíte para que todos os quartos fossem suítes. São três suítes.

C.V.: Houve algum cômodo que recebeu atenção especial durante a reforma?

Lucilla Almeida: Nós quisemos manter a planta ampla do apartamento, mas aumentar o aconchego. Ele gosta de receber e reunir os amigos na sala, então tivemos que transformar parte da sala de estar em sala de TV. Incluímos os tijolinhos, pois foi um dos pedidos dele, e isso deu trabalho no sentido de trazer um tijolinho que remetesse ao rústico mas, ao mesmo tempo, remetesse aos anos 80. Por isso ele não é de amarração, ele é mais limpinho e alinhado para criar esse ar de arquitetura dos anos 80.

C.V.: Como foi escolhida a decoração do apartamento?

Lucilla Almeida: Na decoração, uma coisa bem alegre, descontraída e aconchegante. Quisemos ousar mais no lavabo, por isso o painel e teto de madeira escura e o papel de parede. Toda a casa seguiu essa pegada da madeira escura, com exceção da parte íntima. O ripado da janela do lavabo também conseguiu criar um espelho deslizante, o que foi uma boa resolução para a ventilação e iluminação do lavabo.

C.V.: Foi feita apenas a parte do projeto ou também houve o acompanhamento da obra?

Lucilla Almeida: Fizemos tanto o projeto quanto o acompanhamento da obra. No meio da obra, tivemos um problema com o empreiteiro, que nos abandonou. Achamos outra mão de obra rapidamente, e assim a obra fluiu bem até o final.