Fotos: Denilson Machado, MCA Estudio / Divulgação

Este é o primeiro Open House que gravo na Av. São Luís, centro de São Paulo, e não poderia ter escolhido um prédio mais icônico que o Edifício Louve para a estreia! Estou falando do apartamento da Sandra Rodrygues, com projeto assinado pelo escritório Pílula Antropofágik Arquitetura.

O Edifício foi projetado pelo arquiteto João Artacho Jurado na década de 1950 e é tombado desde 1992 pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio). Logo que comprou o apartamento, Sandra chamou a dupla Richard de Mattos e Maria Clara Carvalho para planejar e executar uma reforma total de seus 120m².

O resultado é extremamente colorido e inusitado! Carioca, esse lado boêmio da moradora se deixa sentir em diversas partes da decoração, além da mistura de culturas promovida pelos diversos móveis e peças adquiridos em antiquários Brasil afora.

Por estes e outros motivos, o Open House da semana é com ela, Sandra Rodrygues! Te convido a uma visita completa pelo apartamento, mostrando cada cantinho nos mínimos detalhes e como o edifício icônico em que está inserido influenciou no seu interior. Já aqui no blog, uma conversa com os arquitetos do Pílula Antropofágik Arquitetura sobre o projeto.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual foi o maior desafio logo de cara?

Pilula Arquitetura: Como este foi o primeiro projeto da Pílula em São Paulo, nosso maior desafio foi encontrar boas parcerias para execução da obra.

C.V.: E quais foram as solicitações da Sandra?

Pilula Arquitetura: A cliente adora aproveitar sua liberdade e receber amigos; por isso, foi um desejo dela que a cozinha fosse integrada com a sala, mantendo a possibilidade de divisão, e que o banheiro fosse confortável e bem iluminado, com banheira e box separados. Para isso, incorporamos uma parte da área de serviço ao banheiro, abrindo espaço para a banheira de hidromassagem. Já entre a sala e a cozinha, foi instalado um painel em peroba rosa maciça, garimpado em uma demolição.

C.V.: Sobre o mobiliário, vocês trouxeram muitas sugestões?

Pilula Arquitetura: Ela já possuía mobiliário e adornos muito interessantes, adquiridos ao longo de anos e que claramente contavam sua história de vida. Esse acabou sendo o ponto de partida para um projeto descolado e colorido, que conversasse com aqueles objetos que traziam bastante da sua história.

C.V.: A estante já estava no projeto quando chegaram?

Pilula Arquitetura: A estante preta apoiada sobre tijolos de concreto, na verdade, funcionava de forma isolada e na posição vertical na antiga residência. Essa nova disposição serviu para expor as peças de adornos que fazem parte da coleção da cliente.

C.V.: Por que a escolha do quadro “Toada”, de João Fasino, para a parede acima do sofá?

Pilula Arquitetura: O artista faz muitas viagens de carro por estradas brasileiras e isso acaba sendo uma característica marcante do seu processo criativo. Esta obra, por exemplo, foi criada a partir do deslocamento para a região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e constrói uma imagem ‘tropical’ a partir dos clichês, abordando uma discussão sobre a idealização popular do que seria local. Ele foi a inspiração para pintar todas as paredes do cômodo no mesmo tom de azul, trazendo a sensação de aconchego para este ambiente.”