Um apartamento de 200m² dos anos 80 totalmente reformado pela arquiteta Ana Flávia Dal Fabbro. Ela foi com a proprietária avaliar o imóvel antes mesmo da compra e na visita já definiram que iriam repensar espacialmente todo o apartamento.

Os ambientes eram bastante fragmentado, com muitas salas e quartos pequenos, com um hall de entrada que dividia a área social da área intima, sem nenhuma integração. A arquiteta decidiu como primeiro passo retirar a caixa de entrada, o hall, lavabo, armário e corredor que dividiam o apartamento em dois.

Outro ponto importante foi demolir um dos quartos com banheiro que virou sala de TV e lavabo, por isso ao longo do apê vemos várias colunas de madeira, são as prumadas de água e esgoto revestidas, o engenheiro não topou deixar a mostra com medo de algum acidente estourar os canos.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

O forro de madeira ripado, a parede de tijolinho e o piso único fazem um papel importante na integração e separação dos ambientes. O piso da sala, antes rebaixado, foi preenchido e nivelado. A madeira escolhida foi a cumaru, os proprietários que são advogados tem uma memória afetiva de madeiras mais escuras.

Quebramos tudo, integramos tudo, uma das demandas era uma cozinha integrada com a sala já que o cliente gosta muito de se aventurar de ser chef. Um dos desejos da proprietária era ter um closet. Para isso, um dos quartos de empregada virou banheiro de casal e o antigo banheiro se tornou um closet

Para fazer a separação da sala de jantar e da cozinha foi criada uma área gourmet entre elas, separadas por uma porta de correr de chapa, enquanto a cozinha é separada da lavanderia com uma caixilharia de ferro com vidro. Já o escritório e sala de TV podem ser separados da sala principal, e entre si, por uma porta de correr de madeira cumaru.