Fotos: Guilherme Pucci/ Divulgação e Dale Fotografia/ Divulgação

Este apartamento de 144 fica no bairro do Campo Belo, em São Paulo, e há dois anos foi comprado pela artista visual Ana Mantezi e seu marido para ser o novo lar do casal e de suas duas filhas pequenas. Mas o imóvel tinha uma configuração bem diferente da que se apresenta hoje em dia, tanto em layout quanto em decoração. Por isso, foi necessária a ajuda da designer de interiores Giovanna Canelli para repensar por completo o apartamento, planejando uma reforma que integrou os espaços de convívio e transformou quatro quartos em duas suítes, uma brinquedoteca, e uma ampla sala.

O resultado foi um lar com espaços muito bem aproveitados, revestimentos escolhidos cuidadosamente e soluções que tornam o visual do apartamento clean, por mais que composto por diversos elementos. No canal você confere a tour completa com a Ana por este apartamento arejado, e aqui no blog uma conversa com a Giovanna contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY pra conferir mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a história do imóvel?

Giovanna Canelli: “A família tinha o desejo de ter a tão sonhada casa da maneira que quisessem. Um sonho que até então não havia sido realizado, até a primeira aquisição de um apartamento pelo casal. A partir daí fui contatada e começamos a pensar em todos os mínimos detalhes para reformar o imóvel e transformá-lo em um verdadeiro lar para a Ana, seu marido e suas filhas pequenas.”

C.V: Como a personalidade dos proprietários foi impressa na reforma?

Giovanna Canelli: Ele é do mercado financeiro e ela é artista visual. Então foi preciso balancear a razão e a emoção. O que eles queriam, sobretudo, era uma casa clara, aconchegante, acolhedora e funcional. Afinal, o lar também deveria funcionar para suas duas filhas. Eis que entra também meus gostos e minha versão pessoal, como mãe, ao aplicar um piso lavável, tecidos tecnológicos, contornos seguros para as pequenas…Tudo em harmonia para criar ambientes apropriados para o dia-a-dia e para momentos especiais, como jantares entre amigos e família, já que a moradora é uma exímia cozinheira.”

C.V: Como foi pensada a cozinha, considerando o gosto de Ana por cozinhar?

Giovanna Canelli: “Ela foi planejada de maneira que atendesse o funcionamento diário, mas que se tornasse também agradável aos olhos de quem se encontra no living. Pensando nisso, optamos por eletrodomésticos alocados estrategicamente ou até revestidos, um lindo backsplash e uma bancada em mármore nacional.”

C.V: E os espaços para as crianças?

Giovanna Canelli:  “A suíte das filhas foi projetada para o relaxamento: entram livros e lembranças da família. Idealizei um ambiente que trouxesse a calma e o descanso que as crianças precisam na hora do cochilo ou à noite. E a terceira suíte, essa sim é focada na brincadeira e na energia, contando com um amarelo vivo, brinquedos e televisão, além de uma cama-casinha para se divertir e receber amigas para dormir.

C.V: Qual foi a ideia para a suíte do casal?

Giovanna Canelli: “É normal que me peçam em projetos de decoração de interiores que eu crie uma suíte tal qual um hotel. Mas a ideia aqui foi criar um espaço agradável de se estar e voltar todos os dias, não apenas vez ou outra, como em um hotel.”

C.V: Algum desafio teve que ser enfrentado durante a reforma?

Giovanna Canelli: “O maior desafio foi conciliar a obra durante a pandemia. Por conta do período em que foi executada, só era possível realizar 3 horas de obra no prédio por dia. Isso dificultou bastante, mas no final deu tudo certo, apesar dos obstáculos.”