Dizem que um inglês, em visita à Turquia no século XVIII, teria feito a seguinte comentário: "Aqui pode-se brigar, censurar, mandar cartas de paixão, amizade ou civilidade, ou mesmo notícias, sem nunca ter de sujar os dedos com tinta". O código dos turcos era o uso de flores para expressar sentimentos. Cada espécie tinha um significado e uma "carta" bem feita podia comunicar praticamente qualquer combinação de sentimentos.

O curioso costume teria logo chegado à França, onde inventou-se uma linguagem de símbolos florais. Publicada em 1819, o Le Langage des Fleurs, tornou-se uma das referências favoritas e as flores atrairam poetas românticos em toda Inglaterra.

"Doces flores sozinhas podem dizer o que a paixão tem medo de revelar", disse o porta Thomas Hood (1799-1845) no poema "A Linguagem das Flores".

Já na era vitoriana flores não só significavam diferentes sentimentos, mas a maneira como eram oferecidas e aceitas tinham significado. Uma simples rosa vermelha aberta era sinal de admiração pela beleza feminina. Contudo, oferecer um botão com espinhos e folhas queria dizer: "Temo, porém com esperança". Se a destinatária respondesse recatadamente com o botão virado para baixo, o gesto queria dizer: "Não deves temer, nem ter esperança ". Se a jovem pusesse a flor recebida nos cabelos, o gesto significava cautela, mas se a colocasse sobre o coração, significava que o amor era correspondido.

Eternos símbolos do amor, as rosas ganharam até linguagem própria. As vermelhas simbolizam as emoções apaixonadas, as cor-de-rosa estariam ligadas aos amores sublimes, as brancas ao amor puro e incondicional, mas as amarelas são misteriosas – uns dizem que simbolizam o ciúme, enquanto outros afirmam que estão ligadas aos amores afortunados. É interessante também que até a forma de arrumar os vasos pode expressar algum sentimento: uma única flor num vaso demonstra elegância e intimidade; várias delas, formando arranjos grandes e compactos inspiram alegria e confraternização.

Se quiser saber mais alguns significadosde flores clique aqui.

Obs: vale notar a coposiçãoo desta mesa de madeira sem nenhum jogo americano. Bem elegante e moderno sem perder o ar tradicional da composição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Michael partenio, Everything Fabulous e Brabourne Farm e Martha Stewart. Fonte: jardimdeflores.com.br