Foto: Edoardo Colombo / Pexels

Você já deve ter visto os Trulli em alguma parte da internet. Eles são construções típicas da região de Puglia, na Itália, e impressionam pela arquitetura cônica e diferente, além dos símbolos em branco pintados em seus telhados.

A história da construção do Trullo (o singular de Trulli, em italiano) remonta à pré-história da região do Valle d’tria da Puglia, e é bem curiosa. Pode-se imaginar que a construção dos telhados em forma de cone tenha alguma explicação arquitetônica complexa, mas na verdade acredita-se que a resposta seja bem mais simples e inesperada: no período feudal, os camponeses sofriam com os impostos altíssimos cobrados pelos senhores feudais.

Para “driblar” a cobrança, surgiu a ideia de fazer telhados sem argamassa, apenas posicionando pedra sobre pedra, o que era ideal para que fossem desmontados com facilidade. Assim que o cobrador do Reino chegava, os moradores desmontavam o telhado: sem telhado, a propriedade não podia ser caracterizada como moradia e, dessa maneira, o imposto não era cobrado.

Vale mencionar que muitos historiadores atribuem a origem dos Trulli à Mesopotâmia, ao Kurdistão e ao México. Diferentemente da Puglia, nestes lugares a construção representava o aperfeiçoamento arquitetônico das cabanas de barro.

Mas por trás deste motivo genioso dos Trulli italianos, também havia muita superstição e magia. Os símbolos em branco pintados nos telhados, por exemplo, são símbolos solares que, acreditavam, eram capazes de proteger do mau olhado e proporcionar uma colheita abundante. Só em Alberobello, a cidade que concentra a maior quantidade de Trulli e é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, estima-se que existam mais de 200 símbolos diferentes pintados nos tetos.

Hoje, essas construções são usadas como residências, lojas e até mesmo igrejas. Além de Alberobello que conta com 1400 Trulli, outros podem ser encontrados emLocorotondo, Ostuni, Martina Franca, Fasano, Egnazia e Cisternino.

Foto: Edoardo Colombo / Pexels

Foto: Luigi Cataldi / Pexels

Foto: Pelageia Zelenina / Pexels

Foto: Pille Kirsi / Pexels

Fotos: YuliiaKa / Freepik

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉