Aposto que você já passou por esse dilema pelo menos uma vez na vida… Como fazer para que um ambiente pequeno e apertado pareça maior e muito mais aconchegante?! A resposta para este empasse tão comum está em um mix de criatividade, boa concepção do layout e alguns truques infalíveis. Se você quer aprender a otimizar o espaço e, de quebra, deixar o seu cantinho superbonito e longe do aperto, vem com a gente:
#1 O VELHO TRUQUE DO ESPELHO
Este truque é um velho conhecido, né? Mas não é à toa, afinal, o espelho é um aliado e tanto dos espaços apertados! Como ele cria a sensação de um ambiente duplicado, faz parecer que ele tem o dobro da metragem. Além disso, a superfície reflexiva rebate a luz incidente, melhorando a iluminação interna e como consequência, clareando o entorno. 



#2 DÊ ADEUS ÀS DIVISÓRIAS DE AMBIENTES
A setorização é um dos principais inimigos da sensação de amplitude – ainda mais em um imóvel de metragem reduzida. O ideal, nestes casos, é pensar em maneiras de integrar total ou parcialmente os ambientes sociais. Sim, esta manobra requer um certo grau de quebra-quebra, mas o resultado vai valer super a pena!



#3 VISUAL MINIMALISTA
Muito mais que uma tendência da moda ou do décor, o minimalismo é, acima de tudo, um estilo de vida. Atualmente, o número de adeptos de um visual minimalista está crescendo – basta fazer uma busca rápida sobre o assunto no YouTube ou Pinterest para perceber! – seja por uma questão de economia, sustentabilidade, consumo consciente ou até mesmo falta de espaço. Geralmente, imóveis pequenos sofrem também coma falta de armários e lugares para armazenar objetos. Por isso, vale se desfazer dos excessos!


#4 ORGANIZAÇÃO
Além de ter menos coisas, é importante manter os ambientes sempre arrumados para que o espaço não passe a impressão de entulhado. 


#5 VALORIZE AS LINHAS HORIZONTAIS
Móveis baixos e longos, que acompanham as linhas horizontais da parede, valorizam a amplitude. Opte por estantes baixinhas e compridas para acomodar seus objetos. 


Pinterest