Que o nosso quarto é o nosso santuário, isso não é segredo. Além de abrigar nossos mais significativos pertences, ele é o cantinho para onde vamos encostar a cabeça no travesseiro para relaxar, recarregar a bateria e desapegar dos problemas – pelo menos até o dia seguinte! Rsss… Pois bem, e é exatamente por isso que tudo em um dormitório deve girar em torno da cama. Já mostramos aqui e aqui dicas para tornar o seu refúgio super, ultra, mega aconchegante, mas agora chegou a hora de falar sobre a escolha do modelo da cama e como ela influencia no restante do visual do cômodo. Vamos lá?
1. CAMA BOX
As camas tipo box caíram no gosto de muitas pessoas. E não é por menos… Por não contarem com uma estrutura pré-determinada, são neutras e muito práticas e por isso funcionam muito bem para vários estilos de decoração – existem modelos ainda mais funcionais com baús para guardar roupa de cama e outros objetos. Tem quem goste de acrescentar uma cabeceira e tem quem prefira assumir o visual minimalista que ela proporciona. É por sua conta! 



2. CAMA BAIXA
As camas baixas tem todo um charme oriental e ficam perfeitas em cômodos de decoração minimalista ou clean. Por imprimirem uma informação mais despojada e jovial, elas também combinam bastante com o estilo boêmio, mais colorido e cheio de estampas. 


3. CAMA COM DOSSEL
Existem inúmeros tipos de camas com dossel: das mais clássicas e rebuscadas às mais modernas e simples. Estas primeiras costumam dar ao quarto um perfume romântico, de vez em quando fazendo referência ao estilo francês e provençal. Por outro lado, as camas com molduras mais retas e cortinas de voal – ou até mesmo sem cortinas – acrescentam ao cômodo uma informação mais descontraída, um tanto boho e as vezes até um pouco tropical… 



5. CAMA COM ESTRUTURA DE FERRO
Se o visual retrô é a sua paixão, então vale investir em uma cama com estrutura de ferro. Apesar de não ser das mais práticas – caso você queira mudá-la de lugar ou levá-la para um novo imóvel – elas conferem ao quarto uma beleza de outras épocas, bem romântica e nostálgica. Dependendo do restante dos objetos e roupas de cama elas podem ganhar um visual mais atual.



6. CAMA COM ESTRUTURA DE MADEIRA
Além das camas box, as camas com estrutura de madeira são as mais versáteis por terem uma qualidade atemporal e, portanto, combinarem com qualquer tipo de decoração. Mas se você quiser enfatizar um estilo específico no seu quarto, procure por um modelo cujo design de adeque ao décor desejado. 


7. CAMA COM CABECEIRA CRIATIVA
As camas box ou tradicionais podem ganhar mais destaque e charme com uma cabeceira interessante e até um pouco fora do comum. Invista em cores, texturas, formatos e materiais e tamanhos variados. 


8. CAMA COM ESTRUTURA DE MARCENARIA
Esta é uma ótima opção para quem precisa otimizar todos os cantinhos do quarto! Opte por uma estrutura de marcenaria alta repleta de gavetas ou nichos para guardar seus pertences. 


9. CAMA NICHO
Se você gosta de privacidade, divide quarto com outra pessoa ou curte de passar bastante tempo na cama lendo e relaxando, as camas do tipo nicho vão te conquistar. Embutidas na parede, elas ficam um charme quando dispostas ao lado da janela. Elas podem ainda contar com cortinas que garante o total isolamento.



10. CAMA NO ALTO
Assim como as camas sob estruturas de gavetas e nichos, as camas altas são ótimas para otimizar espaço. Perfeita para ambientes integrados, mini apartamentos e estúdios, ela cria um cantinho de descanso nas alturas super privado e, ao mesmo tempo, garante mais espaço para o divertimento nos cômodos sociais. 

Pinterest | Urban Outfitters | El Mueble | Ikea | AD | Domaine home