Há um tempo acompanho os projetos do atelier português White&Kaki e, recentemente, ao ver este trabalho deles “A Casa do Mar” entrei em contato para tirar algumas dúvidas sobre esquadrias. Mas o projeto todo é muito bem solucionado, então resolvi te mostrar com detalhes aqui.

O projeto é uma reforma de uma casa pre existente e o resultado final é uma mescla do estilo industrial e mediterrâneo, e leva muitas peças desenvolvidas sob medida pelo atelier White&Kaki.

O briefing do cliente foi a seguinte: uma casa descontraída, de fácil circulação, pensada para receber amigos e sem grandes obstruções e integrada a paisagem do campo e mar.

Vamos ao tour escrito? A porta de entrada foi desenhada pelo atelier e dá acesso direto à zona de living onde, além da escada em cimento, com corrimão em ferro trabalhado à mão, temos a vista da cozinha, inundada de luz natural, as aberturas de vidro emolduradas a ferro, de acesso ao jardim, e o teto em madeira.

Na cozinha o destaque é para a mesa de madeira de acabamento rustico e pernas de ferro. O pendente de vidro sobre a mesa são também da autoria de W&K, e são uma das várias peças exclusivas desta casa. No piso térreo existem ainda dois quartos, um deles uma suíte, e uma sala de banho social. O quarto menor tem acesso a um pequeno pátio, de inspiração mediterrânica, que por sua vez conecta com a cozinha. Todo o piso térreo tem acesso ao jardim zen, com um lago revestido de cerâmica verde escura, e um lounge, com pufes e almofadas, além do pavilhão de yoga. Subindo as escadas de cimento, temos acesso ao mezanino, com closet e o quarto principal, que inclui uma sala de banho dividida em duas áreas.

Outro ponto que achei interessante foi o fato de quase todos os materiais usados são, naturais, da região, trabalhados por artesãos locais e desenhados pela dupla criativa da W&K, Carlos Rocha e Vítor Duarte.

Fotografias: Luís Ferraz