Uma Casa Dinâmica E Integrada

Home  /  Projetos  / Uma Casa Dinâmica E Integrada
10 2015

Uma Casa Dinâmica E Integrada

01 out, 2015 |

Este sobrado de 63m2 fica em uma vila no bairro de Perdizes. Por ser geminado e ter a frente estreita, os ambientes internos eram compartimentados demais, escuros, úmidos, e estavam com os revestimentos desgastados. Por essas razões, os jovens proprietários decidiram investir em uma reforma completa, cujo projeto foi assinada pelo escritório Zoom Arquitetura. Otimização e integração dos espaços, da luz e da ventilação faziam parte dos planos, assim como a criação de recursos dinâmicos para uma casa compacta. 

OS MORADORES BUSCAVAM POR SOLUÇÕES SIMPLES E PRÁTICAS, MAS QUE TAMBÉM TROUXESSEM A TÃO SONHADA SENSAÇÃO DE ACONCHEGO. 

Primeiramente, criou-se uma nova estrutura interna em concreto, com três níveis de lajes vazadas. Para articulá-los, quatro escadas foram projetadas: uma multifuncional, associada a um banco e bancada de concreto, uma outra em chapa metálica perfurada, ligada à cobertura de telha de vidro e duas do tipo Santos Dummont. Os tijolos das paredes demolidas foram reaproveitados na nova configuração, assim como o  antigo assoalho, reutilizado para a criação do deck voltado para rua, do ático e do deck sobre teto voltado ao pátio. Para o pavimento térreo, pensou-se em um layout integrado que incluia alpendre, sala de estar, jantar e cozinha. A porta de vidro de correr permite que esta integração se estenda da rua até o quintal, que conta com churrasqueira e a área de serviço. É possível chegar ao segundo andar tanto pelo acesso do quintal, como pela garagem ou sala, característica que deixou a circulação ainda mais dinâmica e fluida. 

Os materiais utilizados na construção não tinham apenas função estrutural, mas também decorativa. Elementos como o tijolo e o concreto aparentes, as lajes pré-moldadas, os guarda-corpos e as escadas com pintura em zarcão revelam, com a ajuda da iluminação, cores e texturas diversas que dão ao projeto seu caráter único. As tonalidades mais vivas do ladrilho hidráulico e a madeira de demolição ajudam a valorizar o acolhimento, ao mesmo tempo que possuem a mesma linguagem construtiva dos elementos predominantes. Além disso, buscou-se ao máximo trazer iluminação natural para dentro dos ambientes da casa, com aberturas zenitais ou materiais translúcidos e perfurados, que permitiam a permeabilidade da luz. Já o quesito aconchego ficou a cargo da iluminação indireta: foram usados refletores voltados para as lajes de concreto e também arandelas embutidas na parede. 

Fotos: Maíra Acayaba

QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.

Fotos: Maíra Acayaba

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

A Estrela É A Marcenaria

Este sobrado de 63m2 fica em uma vila no bairro de Perdizes. Por ser geminado e ter a frente estreita, os ambientes internos eram compartimentados demais,... Leia mais +

2016-12-02T10:51:11-02:0001, outubro|Tags: , , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo