Fotos: Ricardo Faiani / Divulgação
Paisagismo: TAGÜ Arquitetura
No Open House de hoje, visitamos uma casa dos anos 1970 que renasceu sem perder sua essência. Pelas mãos do escritório Península Arquitetura, o projeto de 560m² foi reformado em 2023 para abrigar um casal e seus dois filhos, e revela como é possível atualizar uma construção icônica sem apagar sua história.
A proposta era clara: potencializar o que já existia, respeitando o partido original da arquitetura, enquanto se criavam espaços amplos, integrados e funcionais, conectados ao verde e à vida contemporânea. O equilíbrio entre preservação e inovação guiou cada decisão.
Entre os principais pedidos dos moradores estavam a criação de uma nova suíte e de uma sala de TV no piso superior, além de uma cozinha equipada, uma parrilla, um escritório e áreas de convivência generosas. O resultado é uma casa fluida, onde o térreo se abre para o jardim e as salas de estar, jantar e lareira convivem em harmonia com a cozinha, o verdadeiro coração do projeto. No andar superior, o jardim e o solário trazem uma atmosfera de refúgio urbano, sem romper com o espírito modernista original.
O time da Península Arquitetura optou por marcar intencionalmente o contraste entre o antigo e o novo: o concreto original convive agora com estruturas metálicas e acabamentos contemporâneos, enquanto o uso de cores e texturas ajuda a contar a história dessa transformação. O resultado é uma narrativa arquitetônica que valoriza a passagem do tempo, com o passado sendo respeitado, o presente sendo vivido e, o futuro, convidativo.
“A distinção entre o antigo e o novo foi propositalmente marcada, tanto pela oposição entre concreto e estruturas metálicas, quanto pelo uso de cores e texturas. Essa abordagem refletia o compromisso de criar uma narrativa visual clara, permitindo que as transformações contemporâneas fossem percebidas sem obscurecer os traços originais dos edifícios.”
Entre memórias preservadas e novas perspectivas, essa casa dos anos 70 é prova de que boas histórias podem, devem!, ser reescritas com sensibilidade. Vem comigo conhecer essa casa interessantíssima no Alto de Pinheiros, você vai amar!
Aperte o PLAY para assistir ao vídeo completo.
Deixar um comentário