Contemplação, convivência e design atemporal como protagonistas
12 set, 2025 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Ricardo Faiani / Divulgação
Escritório: Studio MEMM
Paisagismo: Bia Abreu Paisagismo
Área: 515m2
Localização: Vila Nova Conceição, São Paulo
Com uma vista panorâmica da cidade de São Paulo, este apartamento de 515m2, localizado próximo ao Parque Ibirapuera, valoriza seu horizonte de cerca de 270 graus com uma proposta de contemplação e convivência. Oferecendo soluções que equilibram integração e privacidade, o projeto deslumbrante é assinado pelo Studio MEMM e conta com soluções elegantes e inteligentes.
A principal delas são os painéis de madeira pivotantes que articulam os espaços com elegância e fluidez. Quando fechados, definem limites visuais e criam uma atmosfera mais intimista. Quando abertos, dissolvem as barreiras espaciais e ampliam a percepção do ambiente, oferecendo uma sensação de continuidade e abertura.
“O foco principal do design de interiores foi a área social do apartamento, o coração da vida cotidiana da família e o principal cenário para encontros. A proposta buscou criar um ambiente capaz de se adaptar aos ritmos da família: momentos em que se deseja total integração entre estar, jantar e home theater, e outros em que a privacidade, foco ou intimidade tornam-se essenciais.”
No décor, toques metálicos, luminárias, ferragens e detalhes do mobiliário criam contraste e acrescentam brilho ao refletir a luz natural abundante.
Outro ponto de destaque do projeto é a varanda, um espaço dedicado ao respiro e onde o verde é preponderante. Voltada para o pôr-do-sol, ela precisava filtrar o calor da tarde e garantir privacidade em relação ao prédio vizinho. Para isso, uma estrutura de jardineiras de oito metros de comprimento foi desenhada pelo Studio MEMM, recebendo o paisagismo assinado por Bia Abreu.
“Uma poltrona assinada por Niemeyer contribui para que a varanda fuja do rigor ortogonal do interior. Pode-se dizer que o espaço se abre como uma pausa visual e sensorial, acolhendo a paisagem da cidade com suavidade.”
Na área íntima, o piso original em espinha de peixe dos quartos foi mantido, valorizando a madeira e reforçando a elegância atemporal do projeto. No dormitório principal, a vista deslumbrante da cidade também pode ser apreciada e ganha protagonismo. Já o quarto infantil e a brinquedoteca trazem cor ao apê, sem perder de vista a funcionalidade e o diálogo com o restante do lar, integrando-se à rotina da família.
A cozinha, embora pensada prioritariamente para a equipe de apoio, também atende com praticidade o cotidiano da família, com uma mescla harmônica de marcenaria, vidro e porcelanato. Por último o lavabo foi pensado para ter personalidade prória, com metais bronzeados, cuba em mármore e papel de parede verde musgo. Sofisticação que permeia todo o projeto.
Deixar um comentário