Materiais naturais e design nacional para receber bem

Home  /  Projetos  / Materiais naturais e design nacional para receber bem
08 2025

Materiais naturais e design nacional para receber bem

12 ago, 2025 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Eduardo Macarios / Divulgação
Escritório: ARQ+CO Studio
Área: 280m²
Local: Batel, Curitiba

Desenvolvido para um casal que valoriza o design nacional e gosta de receber bem, o projeto assinado por Camila Trombini e Luiza Monclaro, do ARQ+CO Studio, partiu do desejo de criar um lar acolhedor, com materiais naturais e pensado para a construção de memórias, onde cada canto carrega a essência e a personalidade dos moradores.

O maior desafio para as arquitetas foi cumprir o prazo estipulado pelos clientes: em apenas seis meses, conseguiram entregar uma reforma completa do apartamento inserido em um edifício da década de 1960. Apesar da proposta contemporânea, o apartamento de 280m² preserva a identidade do prédio onde está inserido.

Um dos elementos centrais do projeto é o pilar arredondado no centro da sala, que organiza o ambiente em dois espaços complementares. De um lado está a sala de estar com TV, voltada ao cotidiano da família, e do outro, o living, ideal para receber convidados. Aproveitando a planta quadrada, a área social foi totalmente integrada à rotina contemporânea da família. O piso da sala também se destaca por unir personalidade e praticidade, ideal para uma casa com criança e cachorro.

A decoração traz elementos afetivos, que reforçam a proposta de um lar com identidade e perfeito para receber visitas. A luminária de piso da sala pertenceu ao avô da cliente e foi restaurada pelas arquitetas. Já as cadeiras da sala de jantar foram adquiridas em um antiquário, antes mesmo de serem restauradas. O design nacional também é protagonista do projeto, com nomes como Zalzupin, Sergio Rodrigues, Paolo Ridolfi, Percival Lafer, Jader Almeida e Gustavo Bitencourt compondo os ambientes.

O lavabo, ponto de destaque do apartamento, surge como um ambiente mais escuro, cheio de personalidade e cor, reforçando o contraste presente em todo o projeto. A área íntima conta com três suítes, todas com base neutra e uso de tramas naturais, como palha, linho e cores suaves.

Na área social, as luminárias embutidas redondas foram priorizadas e os perfis de LED evitados, criando uma iluminação pontual e discreta. Já nos quartos e espaços funcionais, os perfis aparecem em pontos estratégicos, como armários e banheiros. Abajures e luminárias de piso complementam o projeto com cenas mais íntimas e acolhedoras.

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo