Design de interiores com memória: o lar da arquiteta Claudia Wendhausen
25 jun, 2025 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Mariana Boro (@marianaboro @acasaacom)/ Divulgação
Escritório: Claudia Wendhausen
Projeto em parceria com: Oficina de Projetos
Área: 225m²
Local: Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina,
Localizada no bairro de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina, esta casa de 225m², concluída em 2024, é mais do que um projeto residencial: é um reflexo da vida, das memórias e do olhar da própria arquiteta responsável, Claudia Wendhausen — que também é a moradora. Pensada para abrigar mãe, filha e o cachorro Max, a residência carrega uma história afetiva desde sua concepção até a finalização dos ambientes.
Embora a base do projeto — como layout, revestimentos, luminotécnico e marcenaria fixa — já estivesse definida por um escritório parceiro Oficina de Projetos, coube à arquiteta-moradora a missão de ambientar os espaços de forma que refletissem suas experiências acumuladas ao longo da vida e das viagens. O desejo principal era criar uma casa que comunicasse essência e trajetória pessoal.
Clique aqui e veja mais um projeto feito para mãe e filha.
Um dos maiores desafios enfrentados foi encontrar um ponto de equilíbrio entre duas visões estéticas distintas: a da mãe, com um estilo mais expressivo, rico em peças com histórias, obras de design assinado e objetos garimpados; e a da filha, que preferia uma abordagem mais minimalista e limpa. As decisões foram tomadas após muitas conversas e negociações, resultando em uma harmonia visual que agrada a ambas e traduz o verdadeiro espírito da casa.
Entre os destaques do projeto, está a presença de peças assinadas por Sergio Rodrigues, arquiteto homenageado pela própria profissional na Mostra Casa Cor Santa Catarina de 2010. Incorporar esses móveis à nova morada não só conferiu personalidade aos ambientes, como também reforçou a conexão entre passado e presente.
[
Deixar um comentário