Repaginação completa em casa de 1.200m²
06 fev, 2026 | Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Renato Navarro / Divulgação
Escritório: Ju Bortolotto Arquitetura | Interiores
Paisagismo: Leandro Reis, da Lapa Garden
Área: 1.200m²
Localização: Chácara Flora, São Paulo
Assinada por Ju Bortolotto, esta casa de 1.200m² ganhou novos significados a partir de um projeto desenvolvido e executado ao longo de três anos, em etapas cuidadosamente pensadas para acompanhar a rotina da família. Comprada já com uma estrutura generosa, jardim exuberante e forte conexão com a natureza, a residência tornou-se o cenário ideal para traduzir a história de um casal multicultural — ele australiano, ela boliviana — que escolheu o Brasil como lugar para criar raízes, amigos e memórias.
Desde o início, o projeto nasceu de uma necessidade muito clara: transformar a casa em refúgio, sem interromper a vida que já acontecia ali. A família se mudou imediatamente após a compra, o que exigiu uma estratégia precisa, com reformas pontuais no início (como pintura, tratamento de pisos, adequações elétricas e de iluminação, infraestrutura de internet, som e vídeo) e, depois, um projeto completo executado aos poucos, respeitando pausas e viagens. O desafio não estava em mudar a estrutura, mas em potencializar o que já existia, criando uma casa sofisticada, acolhedora e livre de excessos.
“O principal desafio foi realizar um projeto que pudesse ser executado com os clientes morando na casa, sem reformas estruturais. Aproveitamos ao máximo a estrutura existente, sempre buscando realizar um projeto acolhedor e que valorizasse o estilo de vida de nossos clientes, com sofisticação e uma pegada brasileira misturada às referências culturais que traziam de outros países onde já residiram.”
A identidade do projeto se revela na escolha de uma decoração contemporânea leve, marcada por cores suaves, madeira em tom mais quente e uma composição rica em texturas, estampas e objetos carregados de afeto. Nada aqui é genérico: cada ambiente reflete o estilo de vida da família, suas referências culturais e o desejo de receber bem, sempre com clima de intimidade e conforto.
A área social, no pavimento térreo, concentra alguns dos momentos mais expressivos da casa. O hall de entrada impressiona pela obra artesanal da Cornicci, instalada em uma parede de pé-direito duplo inundada de luz natural. No living, o mobiliário divide a cena com a mesa de centro Litoral, de Jacqueline Terpins, enquanto as paredes recebem a arte vibrante de Will Sampaio e a fotografia de Lucas Ferraz, que destaca a textura do serrado brasileiro. No jantar, o pendente Mush, de Jader Almeida, flutua sobre a mesa com poesia, acompanhado de um aparador em nogueira desenhado pelo escritório, que parece suspenso sobre o piso.
“Acredito que a escolha apurada do mobiliário e os projetos de marcenaria são o ponto alto do projeto. Cada detalhe foi pensando para que se destacasse dentro da amplitude dos ambientes da casa, criando espaços acolhedores e cheios de bossa em cada detalhe.”
Os espaços de convivência se multiplicam com personalidade. O home traz uma grande estante sob medida que abraça a lareira existente, agora valorizada, e expõe objetos garimpados em viagens e peças escolhidas especialmente para o ambiente, com iluminação pontuada por arandelas Oca, da Itens, e luminária Docc, de Jader Almeida. Já o espaço de jogos e aperitivos guarda um dos gestos mais afetivos do projeto: a obra em azulejaria de Arthur Grangeia, presente da cliente ao marido, que retrata imagens da Austrália e carrega memórias do país de origem da família.
No pavimento superior, os quartos seguem a mesma lógica de aconchego e identidade. A suíte master se organiza a partir de um mobiliário delicado e funcional, com aparador desenhado pelo escritório. A suíte de hóspedes revela um olhar atento ao reaproveitamento: móveis originais foram mantidos, ganharam novos tecidos e se somaram a quadros novos e a um cabideiro feito com madeira de demolição da antiga casa da família. No quarto da filha, a cama com cabeceira em bouclé define o tom contemporâneo e delicado, enquanto a arte em fio de aço dourado, escolhida pela própria adolescente, imprime personalidade ao espaço.
A área gourmet, último ambiente a ser executado, sintetiza o espírito do projeto. Antes fria e pouco convidativa, ela foi transformada com a ampliação do piso, um pergolado metálico com forro ripado e uma marcenaria minuciosamente desenhada para acomodar todos os equipamentos necessários para receber bem, da churrasqueira ao forno de pizza. A mesa em tora maciça e os puffs com tecidos trazidos do Peru completam um espaço pensado para encontros longos, uso descomplicado e uma relação direta com o jardim. Um final à altura de uma casa que, em cada detalhe, revela o fio condutor elegante e afetivo que torna este projeto tão especial, como revelam os próprios moradores:
“Morar na casa depois do projeto tem sido uma experiência muito especial para nossa família. Hoje sentimos que o espaço traduz quem somos e a forma como queremos viver. Cada ambiente transmite acolhimento, conforto e uma sensação profunda de pertencimento. O projeto criou um lugar onde podemos verdadeiramente respirar, descansar e ser nós mesmos. Tudo ficou mais funcional, leve e cheio de significado para o nosso dia a dia.”











Deixar um comentário