Refúgio particular com alma praiana
16 set, 2025 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: Denilson Machado, do MCA Estudio / Divulgação
Escritório: Natália Lemos Arquitetura
Paisagismo: Horto Girassol
Produção visual: Andrea Brito Velho
Área: 400m²
Localização: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Depois que suas duas filhas se casaram, Elisa e Maurício decidiram escrever um novo capítulo em suas vidas, começando pela escolha de um novo lar para viverem a nova dinâmica da família. Encontraram em uma cobertura na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o lugar perfeito para se tornar o refúgio particular com alma praiana perfeito, e contaram com a arquiteta Natália Lemos para renovar o imóvel e deixá-lo do jeito como queriam.
A proposta foi ousada: erguer um segundo pavimento para a área de convivência, com espaço gourmet e lazer perfeitos para um casal que adora receber amigos e familiares, além de uma suíte de hóspedes. Já no primeiro piso, onde o casal passa a maior parte do tempo, estão os ambientes mais íntimos, como a suíte principal e um quarto reservado aos netos. A intervenção aumentou a metragem total para 400m².
“Desde o início, a proposta foi criar uma casa despretensiosa, acolhedora, que refletisse a atmosfera praiana do Rio.”
No décor, a arquiteta recorreu a elementos naturais para traduzir a rusticidade buscada pelo casal. A pedra Sparta em tom claro, que reveste a parede principal da sala e surge em detalhes de outros ambientes, tornou-se peça-chave dessa narrativa. A composição se completa com a variedade de texturas: marcenarias em carvalho natural, teto em cimento queimado e pisos que diferenciam os dois pavimentos — tauari maciço no andar inferior e porcelanato em tom areia, com aspecto de pedra, no superior.
A iluminação natural foi explorada como recurso de ambientação, trazendo dinamismo aos espaços. Um dos destaques acontece na varanda, onde os raios solares filtrados pelo ripado de eucalipto dos pergolados projetam delicados desenhos geométricos sobre o piso, criando uma atmosfera poética e mutável ao longo do dia.
“Queríamos que o ambiente tivesse personalidade e vivência, longe da estética de mostruário”
Mantendo o espírito orgânico e acolhedor do projeto, a decoração também celebra a beleza dos materiais naturais, com a madeira como protagonista. O mobiliário de design contemporâneo dá personalidade aos espaços — a mesa de centro Quadra, de Bruno Faucz, o sofá modular Yar, de Roberto Cimino e Nelson Amorim, as banquetas Waves, da Folio Design, a mesa de jantar Balanço, da Traço Design, as cadeiras Hara, de Patricia Anastassiadis, e o icônico pendente Meshmatics, de Rick Tegelaar para a Moooi, formam um conjunto sofisticado e atual. Ao lado dessas peças, entram em cena achados de antiquários que carregam história, como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, e cadeiras de Joaquim Tenreiro.
Hoje, a cobertura, que conta com exuberante paisagismo tropical assinado pelo Horto Girassol, é um refúgio com alma praiana perfeito para o casal. A moradora, que participou ativamente de todas as escolhas do projeto, adora apreciar pequenos rituais diários, como tomar café da manhã na sala contemplando a vista através da porta que se abre para a varanda.
“Gosto de colocar uma música tranquila e apenas ficar ali, curtindo a natureza ao redor. É um momento só meu.”
Deixar um comentário