11 2025

Reforma completa em cobertura com vista privilegiada

20 nov, 2025 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Lúdrian Silveira Pinheiro / Divulgação
Escritório: Rosa Kidd Arquitetura
Área: 155m2
Localização: Gávea, Rio de Janeiro

Esta cobertura duplex em um dos pontos mais desejados da Gávea, no Rio de Janeiro, foi totalmente renovada pelas mãos da arquiteta Rosa Kidd. Deteriorada ao extremo, a antiga estrutura pouco sugeria o cenário luminoso e afetivo que se revelaria após a reforma. Mas Rosa, que também é a moradora, não hesitou em enxergar ali o potencial para materializar o projeto que sempre imaginou para sua família.

A arquiteta desenhou pessoalmente cada centímetro da nova cobertura duplex, carinhosamente apelidada de “coberturinha”. A intenção era ambiciosa: integrar na metragem enxuta de 155 m² tudo o que fazia parte de sua vida anterior — móveis, quadros, estantes, tapetes e peças de história — e ainda incorporar desejos antigos, como a sauna, a área gourmet e os ambientes criados sob medida para receber amigos e familiares. Entre as lembranças afetivas, objetos garimpados em viagens e relíquias de família garantem uma identidade singular ao projeto.

“Eu tinha o sonho de morar numa cobertura. A oportunidade surgiu em um ponto privilegiado da zona sul do Rio de Janeiro, mas o imóvel encontrado estava completamente deteriorado, em um estado em que poucos acreditariam ser possível uma transformação. Como uma boa arquiteta,enxerguei potencial onde quase ninguém via e decidi apostar em meu olhar para dar vida ao projeto.”

Da área social, a vista se abre para o mar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea, um enquadramento natural que orientou escolhas delicadas no layout. Uma das primeiras decisões foi substituir a antiga escada caracol por uma versão linear, conquistando mais fluidez entre os pavimentos e reforçando a sensação de amplitude.

Os pedidos da família eram precisos e ditaram o desenho final do lar: home office funcional, uma mini sauna entre a área gourmet e a piscina, muitos armários, ampliação da área de serviço para acomodar também o “banheiro” da mascote Frida Kahlo, além do reaproveitamento total do mobiliário existente. Nada poderia ser desperdiçado, e esse norte colaborou para um resultado autoral, cheio de camadas afetivas e soluções inteligentes.

A execução da obra trouxe desafios dignos de bastidores cinematográficos. O cronograma apertado coincidiu com uma viagem da família a Paris para acompanhar as Olimpíadas. Assim que voltaram ao Brasil, fecharam a compra e, dias depois, iniciaram a reforma. O elevador de serviço desativado restringia horários de retirada de entulho e entrega de material, o que exigiu precisão quase cirúrgica da equipe. Prevista para cinco meses, a obra levou seis e meio, e a determinação de passar o Natal no novo endereço se cumpriu.

“Eu diria que fizemos milagres numa cobertura literalmente detonada, em um curto prazo. Vizinhos e porteiros foram unânimes em afirmar que foi a transformação radical de um imóvel abandonado por cerca de um ano.”

Dessa forma, a “coberturinha” renasceu como um lar contemporâneo e vibrante, que traduz a sensibilidade da arquiteta e a história de sua família. Sobre o paisagismo, Rosa Kidd optou pelo minimalismo que privilegia o uso — uma hortinha na sacada inferior, poucas plantas internas e cactos no terraço. A orientação veio do primo da arquiteta, o paisagista Guro Marques, que ajudou a compor o verde discreto que dialoga com a arquitetura. Hoje, a cobertura duplex que antes parecia impossível de se viver é o cenário onde convivem vistas exuberantes, memórias, afeto e o olhar preciso de quem soube reconhecer beleza onde ninguém via.