Lar acolhedor, atemporal e minimalista
19 ago, 2025 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Roberta Gewehr / Divulgação
Escritório: Tob Arquitetura
Área: 300m²
Local: Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Um lar acolhedor e atemporal, onde o tempo parece desacelerar e cada elemento existe com propósito. Esse foi o pedido dos clientes para a arquiteta Michele Baruffaldi, do Tob Arquitetura, logo após adquirir o imóvel de 300m² na planta, encantados pela paisagem urbana ao redor, com a arquitetura discreta e expressiva do edifício projetado por Isay Weinfeld e com o projeto de paisagismo da entrada e da fachada, assinado por Sandra Ling.
“O desejo dos clientes era ter uma residência contemporânea, acolhedora e atemporal — com uma arquitetura minimalista, marcada por linhas retas, formas puras e uma sofisticação despretensiosa.”
Como uma “tela em branco”, praticamente todos os ambientes do apartamento foram contemplados no projeto de arquitetura e decoração. Na parte estrutural, duas paredes que antes delimitavam o hall de entrada foram removidas, assim como a porta original, permitindo a integração do ambiente com o living. Essa nova configuração deu espaço também à criação de um armário-painel em “L”, de madeira clara, que percorre toda a parede de transição entre as áreas social e íntima, solução de marcenaria que também reveste a porta do elevador e camufla a porta de acesso ao corredor íntimo.
A área social, composta por salas de estar, jantar e TV, se integra à varanda gourmet por meio de amplas esquadrias de correr piso-teto, que também conectam esse espaço à cozinha, criando um ambiente fluido e contínuo. Por todos os 300m² do apartamento, elementos autorais dão o tom, como o banco angular e assimétrico em marcenaria, que acompanha a lareira e define a atmosfera do estar.
A arquiteta destaca que o ponto de partida do projeto foi a própria linguagem do edifício, complementada pelo livro Primeira Pessoa, com reflexões de Weinfeld e da paisagista Sandra Ling, que serviu como norte conceitual.
“O resultado é um espaço que transcende estilos e localizações — um projeto que poderia estar em Tóquio, Nova York ou Londres, tamanha sua universalidade e intencionalidade.”
Já na decoração, peças de design assinado e marcenaria sob medida, desenhada pela própria arquiteta, dão personalidade aos ambientes. A paleta de cores valoriza os materiais naturais e aposta em tons quentes, com destaque para a madeira, além de toques pontuais de azul petróleo, vinho, verde-musgo, rosa antigo e vermelho, presentes em mobiliário e obras de arte. Entre os destaques, estão criações dos designers Luan Del Savio, Daniela Ferro, Gracia Mendes, Luisa Moysés, Salva, Alain Blatchè e Roque Frizzo.
“O grande desafio foi encontrar o ponto de equilíbrio entre a quantidade de elementos e a escala generosa do apartamento. Buscamos uma estética minimalista que não abrisse mão da personalidade, do acolhimento e da força expressiva de cada escolha.”
Deixar um comentário