Estética clean e soluções funcionais
24 set, 2025 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Anita Soares / Divulgação
Escritório: Rafael Ramos Arquitetura
Produção visual: Andrea Brito Velho
Área: 148m²
Localização: Jardim Oceânico, Rio de Janeiro
Uma reforma rápida, funcional, com estética clean e bom custo-benefício. Estes foram os principais pedidos dos pais de primeira viagem para o arquiteto Rafael Ramos, que assina a cobertura duplex de 148m².
Juntos há 15 anos e grávidos do primeiro filho, o casal Lui e Gabriela acharam o imóvel perfeito para o seu estilo de vida: próximo à praia, à ilha da Gigóia e ao metrô da barra, a cobertura também possuía uma área externa deliciosa. Para que ficasse do jeitinho como sempre sonharam, chamaram Rafael para dar os toques que faltavam.
“O casal queria um apartamento com ‘cara de revista’: clean, elegante e, ao mesmo tempo, extremamente funcional. A lavanderia, por exemplo, precisava ser bem planejada para comportar todos os itens essenciais e ainda acomodar uma área dedicada à areia dos gatos.”
No pavimento inferior, encontram-se cozinha, salas de TV e de estar integradas, além de um lavabo, da suíte de hóspedes (também usada como home office) e da área exterior com piscina. No piso superior, a suíte do casal e a suíte da bebê compõem a área íntima.
A planta original foi mantida, sem alterações nas paredes ou fechamento de áreas descobertas, o que garantiu maior fluidez ao projeto. Soluções inteligentes, como a personalização da escada metálica entregue pela construtora e o aproveitamento do espaço sb ela com marcenaria sob medida, garantiram a personalização necessária sem quebra-quebra.
“Queríamos dar nova vida aos elementos existentes, respeitando o que já funcionava bem e otimizando os custos e prazos.”
Com inspiração na arquitetura carioca, com estética clean, clara e leve, o projeto valoriza tons neutros, materiais naturais e soluções descomplicadas para traduzir o estilo de vida à beira-mar. Na decoração, tudo foi pensado do zero. Móveis que privilegiam peças soltas, formas orgânicas e favorecem a circulação foram escolhidos à dedo. A base neutra e atemporal das paredes e do piso ganha vida com elementos rústicos, clássicos e contemporâneos.
Na área de estar com TV, o tapete é feito com material reciclado de garrafas PET, delimitando o espaço com sustentabilidade e conforto. A luminária pendente de papel e a mesa de jantar de formato orgânico conferem versatilidade e ar contemporâneo ao espaço.
Já na área externa que comporta o lazer, móveis verdes feitos de materiais resistentes às interpéries harmonizam com a vista. Plantas de fácil manutenção e, a pedido dos clientes, uma jabuticabeira, deixam tudo ainda mais especial. O deck original da construção foi mantido, integrando o espaço ao projeto.
“A decoração geral segue um estilo contemporâneo leve, alinhado à proposta de conforto e praticidade.”
Deixar um comentário