Casa térrea contemporânea com vista para as montanhas e decoração acolhedora
06 maio, 2025 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Fotos: Anita Soares/ Divulgação
Escritório: Fossati Arquitetura
Área:430m²
Local: Petrópolis, RJ
Em Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ), uma casa térrea com 430m² foi pensada para unir funcionalidade, aconchego e contato com a natureza. O projeto foi assinado pelo arquiteto Marcos Fossati e a arquiteta Taís Altomar, do escritório Fossati Arquitetura, com o objetivo de criar o lar da família ao lado da filha pequena.
O terreno de 4.000m², em aclive, exigiu soluções criativas. Para isso, foi construído um platô de 1.500m² na parte mais alta do lote, garantindo uma vista espetacular das montanhas da região. A escolha por uma estrutura com vigas metálicas e concreto aparente, equilibrada por materiais naturais como madeira e pedra, deu origem a uma casa de estilo contemporâneo com alma de refúgio de campo.
A área externa chama atenção pela piscina com borda infinita, revestida com porcelanato em tom areia, e um espelho d’água que reflete a paisagem ao redor. Clique aqui e veja mais projetos de casas de campo para te inspirar.
Integração total com a natureza
A casa foi projetada para oferecer conforto e integração com a área externa. As grandes esquadrias de alumínio preto com vidro permitem a conexão direta entre as salas, suítes e o jardim da piscina. No total, são cinco suítes — uma delas funciona como o ateliê pessoal do arquiteto, que gosta de desenhar durante a noite.
Queríamos uma casa prática, confortável e com bastante espaço para curtir com os amigos, tanto na área gourmet quanto em jantares mais íntimos na sala.
Estilo eclético com toque brasileiro
A decoração mistura referências: do estilo cottage europeu ao contemporâneo brasileiro. Há peças de antiquários, móveis com assinatura de designers brasileiros e itens desenhados pelo próprio arquiteto, como a mesa da copa e os móveis da sala de jantar, todos feitos com madeira de demolição (peroba-do-campo).
A paleta de cores reforça o clima acolhedor, com tons de mel da madeira, terracota do barro, bege das pedras, além do preto das esquadrias e o cinza das estruturas metálicas. Essa combinação cria harmonia entre os materiais naturais e os elementos mais industriais do projeto.
Materiais que aquecem e valorizam o espaço
O uso de materiais como a madeira garapa no piso de tábua corrida, pedra Moledo nas paredes e tijolinhos de barro na área externa trouxe calor à arquitetura. Esses acabamentos ajudam a equilibrar a presença marcante do concreto e do ferro, criando ambientes mais acolhedores e com personalidade.
Deixar um comentário