Casa Essência na CASACOR Rio 2024
10 jul, 2025 | Mostras, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: MCA Estudio / Divulgação
Arquitetura: PKB Arquitetura
Local: CasaCor Rio.
Apresentada na CASACOR Rio 2024, a Casa Essência assinada pelo PKB Arquitetura , é um loft de 170m² que propõe uma abordagem afetiva e sensível sobre o morar contemporâneo. O projeto foi concebido como uma resposta ao tema da mostra, “De presente, o agora”, e convida à reflexão sobre o papel da arquitetura na relação entre o ser humano e o meio ambiente.
Desenvolvido para uma personagem imaginária — uma psicanalista de 55 anos — o espaço retrata um lar com memória, propósito e cuidado. O projeto parte do princípio de que morar bem é viver com afeto e história. Elementos decorativos como móveis garimpados em feiras populares e objetos que remetem a uma possível herança familiar ajudam a criar uma atmosfera acolhedora, repleta de significados.
Clique aqui e veja mais projetos da CasaCor.
A Casa Essência é organizada em três núcleos conceituais. O primeiro leva o visitante por um túnel de paredes escuras com textura terrosa, que conduz a um espelho d’água de forma orgânica. A escolha do quartzito como revestimento simboliza a lama e a poluição, trazendo à tona uma importante reflexão sobre tragédias ambientais como a de Mariana (MG). Esse ambiente é reforçado por obras de artistas brasileiros que também exploram esse tema.
No segundo núcleo, a natureza é exaltada por meio de materiais que remetem ao bioma tropical, como madeira, fibras naturais e formas orgânicas. O terceiro núcleo é o quarto, delimitado por um painel artesanal de madeira chamado “mãos dadas”, representando a união simbólica entre homem e natureza.
O loft chama atenção pela curadoria minuciosa e pelo respeito à história do imóvel. O piso original de madeira foi restaurado, e a escolha de peças como o armário de época e o sofá de design brasileiro reforça o equilíbrio entre o antigo e o atual. Entre os destaques do mobiliário estão criações de designers afetados pelas enchentes no sul do país, incorporando ainda mais camadas de significado à proposta.
Outra solução marcante foi a abertura de um grande vão na alvenaria, transformando o espaço fechado em um ambiente conectado ao jardim tropical com espécies como jabuticabeira, palmeiras e filodendros. A presença da vegetação aproxima a arquitetura da ideia de biofilia.
Com soluções autorais como portas desenhadas especialmente para o projeto e detalhes em pedra natural e madeira, a Casa Essência se firma como uma proposta poética e provocadora. Em um momento de crise ambiental global, o projeto se posiciona como uma manifestação visual e sensorial sobre o legado que queremos construir, questionando o futuro das relações entre arquitetura, natureza e vida.
Deixar um comentário