Casa de campo conectada com a natureza
18 set, 2025 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Fotos: Pedro Mascaro / Divulgação
Escritório: Gilda Meirelles Arquitetura
Área: 700m²
Localização: Interior de São Paulo
Uma casa de campo adaptada ao terreno inclinado, onde o verde, a luz natural e a integração com o entorno são protagonistas. Este é o projeto assinado pela arquiteta Gilda Meirelles no interior de São Paulo para servir de refúgio a um casal com filhos.
Com 700m², o imóvel foi implantado em um lote com desnível de 12 metros. A solução para contornar este declive foi distribuir os volumes da casa em diferentes níveis, acompanhando a topografia de forma orgânica. A entrada se dá pelo nível da rua e, a partir dela, um pé-direito duplo conduz ao núcleo social da casa, onde se encontram as salas, terraço, jardim, piscina, cozinha e área gourmet, e também a um conjunto de quartos. No pavimento superior, voltado para os fundos do terreno (e no mesmo nível natural da topografia), estão os dormitórios principais e uma brinquedoteca.
“Essa estratégia de implantação reduz o impacto no terreno, evita grandes movimentações de terra e permite que todos os ambientes tenham boa insolação, ventilação cruzada e vista para a área verde. Os terraços e varandas se debruçam sobre o jardim, reforçando a sensação de imersão na paisagem.”
Privilegiando materiais naturais e duráveis, como madeira, pedra e estrutura metálica, a integração com a vegetação nativa se dá de forma harmônica. A vista generosa para o mirante, visível das áreas sociais e íntimas, é acompanhada por planos envidraçados que conectam os interiores ao exterior, criando uma experiência de morada aberta, fluida e acolhedora.
Um dos destaques do projeto está na área de lazer, com uma jacuzzi que se revela como espelho d´água e faz a transição entre o terraço e a área da churrasqueira, criando dois ambientes que se comunicam, mas também funcionam de forma independente — uma demanda expressa pelos moradores.
Partindo de um conceito arquitetônico bem definido e soluções inteligentes de volumetria, a Casa Mirante não apenas se adequa às necessidades e desejos dos moradores, como também revela uma linguagem contemporânea e alinhada ao lugar em que está inserida. A vista generosa para a área do mirante, visível desde as áreas sociais e íntimas, é acompanhada por generosos planos envidraçados, que conectam os interiores à natureza e criam uma experiência de morada aberta, fluida e acolhedora.
“Além do projeto arquitetônico, o escritório também foi responsável pela concepção dos interiores. O resultado é uma casa que reflete a essência do morar no campo, sem renunciar a sofisticação, conforto e relação direta com o entorno natural.”
Deixar um comentário